Finalmente, a KTM mostrou a 790 Adventure R. Uma versão pré-série da aguardada aventureira média da fábrica austríaca foi apresentada pela primeira vez em um evento realizado na Europa para proprietários da marca. A 790 Adventure R utilizará o novo motor de dois cilindros paralelos da KTM, e será lançada oficialmente como modelo 2019 no Salão de Motos de Milão, que acontece em novembro deste ano na cidade italiana.
Os 150 participantes do KTM European Adventure Rally, que aconteceu na Sardenha no último final de semana, foram os primeiros a ver a nova moto ao vivo. E também a vê-la em ação, já que a 790 Adventure R foi guiada pelo neozelandês Chris Birch, piloto de enduro e rally da marca, nas trilhas e passeios do evento.
KTM 790 Adventure: Autonomia para 400 km
A KTM 790 Adventure promete ser uma aventureira média com conforto para longas viagens, mas vocação para enfrentar estradas de terra com valentia. “A KTM ouve seus clientes e revendedores em todo o mundo e a demanda por uma moto aventureira de capacidade média era algo que sempre vinha à tona. Certamente, esta nova KTM será a moto média mais focada em desempenho do segmento, com especificações para rivalizar com modelos de maior capacidade”, declarou Luke Brackenbury, relações públicas da fábrica austríaca.
Para isso a 790 Adventure terá suspensões de longo curso, com garfo telescópico invertido da grife WP totalmente ajustável, na dianteira, e amortecedor traseiro fixado diretamente à balança traseira feita em alumínio. As rodas raiadas devem ter 21 polegadas na frente e 18 atrás; embora a marca não tenha confirmado esses dados técnicos.
O propulsor será um bicilíndrico paralelo de 799 cm³, com oito válvulas e refrigeração líquida – o mesmo de 105 cv que já equipa a naked 790 Duke, mas terá uma maior faixa de torque no modelo aventureiro. Para proporcionar mais conforto em longas viagens e controle no fora-de-estrada, a marca afirma que o assento não será tão alto, como em bigtrail maiores, e a ergonomia vai ser completamente ajustável. O tanque deve oferecer autonomia para mais de 400 km, garante a KTM.
O pacote eletrônico promete ser dos mais completos. Na mesma linha de outros modelos da fábrica austríaca, a 790 Adventure terá modos de pilotagem e sensor de medição inercial para deixar o controle de tração e o sistema ABS mais precisos. Por falar em freios, a aventureira austríaca terá discos nas duas rodas, com pinças radiais na dianteira, e sistema ABS projetado para o fora-de-estrada.
Moto impressiona em testes
Após pilotar a nova moto, o neozelandês Chris Birch afirmou: “estou sinceramente impressionado com a nova KTM 790 ADVENTURE R. Naturalmente, tenho muita experiência em motos de enduro e a incrível habilidade dos grandes modelos da KTM, e esta parece ser a combinação perfeita de ambos”.
A nova KTM 790 Adventure vai brigar com a Triumph Tiger 800, a renovada BMW F 850 GS, além da nova Yamaha Ténéré 700, que também será apresentada ainda neste ano. A briga entre as aventureiras médias promete ser acirrada. Quem ganha com isso é o consumidor.
Fotos: Chippy Wood / KTM e Alessio Barbanti / KTM