KTM apresenta versão da 790 Adventure R

248

Finalmente, a KTM mostrou a 790 Adventure R. Uma versão pré-série da aguardada aventureira média da fábrica austríaca foi apresentada pela primeira vez em um evento realizado na Europa para proprietários da marca. A 790 Adventure R utilizará o novo motor de dois cilindros paralelos da KTM, e será lançada oficialmente como modelo 2019 no Salão de Motos de Milão, que acontece em novembro deste ano na cidade italiana.

KTM APRESENTA VERSÃO PRÉ-SÉRIE DA 790 ADVENTURE R
790 ADVENTURE R

Os 150 participantes do KTM European Adventure Rally, que aconteceu na Sardenha no último final de semana, foram os primeiros a ver a nova moto ao vivo. E também a vê-la em ação, já que a 790 Adventure R foi guiada pelo neozelandês Chris Birch, piloto de enduro e rally da marca, nas trilhas e passeios do evento.

KTM 790 Adventure: Autonomia para 400 km 

A KTM 790 Adventure promete ser uma aventureira média com conforto para longas viagens, mas vocação para enfrentar estradas de terra com valentia. “A KTM ouve seus clientes e revendedores em todo o mundo e a demanda por uma moto aventureira de capacidade média era algo que sempre vinha à tona. Certamente, esta nova KTM será a moto média mais focada em desempenho do segmento, com especificações para rivalizar com modelos de maior capacidade”, declarou Luke Brackenbury, relações públicas da fábrica austríaca.

Para isso a 790 Adventure terá suspensões de longo curso, com garfo telescópico invertido da grife WP totalmente ajustável, na dianteira, e amortecedor traseiro fixado diretamente à balança traseira feita em alumínio. As rodas raiadas devem ter 21 polegadas na frente e 18 atrás; embora a marca não tenha confirmado esses dados técnicos.

O propulsor será um bicilíndrico paralelo de 799 cm³, com oito válvulas e refrigeração líquida – o mesmo de 105 cv que já equipa a naked 790 Duke, mas terá uma maior faixa de torque no modelo aventureiro. Para proporcionar mais conforto em longas viagens e controle no fora-de-estrada, a marca afirma que o assento não será tão alto, como em bigtrail maiores, e a ergonomia vai ser completamente ajustável. O tanque deve oferecer autonomia para mais de 400 km, garante a KTM.

O pacote eletrônico promete ser dos mais completos. Na mesma linha de outros modelos da fábrica austríaca, a 790 Adventure terá modos de pilotagem e sensor de medição inercial para deixar o controle de tração e o sistema ABS mais precisos. Por falar em freios, a aventureira austríaca terá discos nas duas rodas, com pinças radiais na dianteira, e sistema ABS projetado para o fora-de-estrada.

Moto impressiona em testes

Após pilotar a nova moto, o neozelandês Chris Birch afirmou: “estou sinceramente impressionado com a nova KTM 790 ADVENTURE R. Naturalmente, tenho muita experiência em motos de enduro e a incrível habilidade dos grandes modelos da KTM, e esta parece ser a combinação perfeita de ambos”.

A nova KTM 790 Adventure vai brigar com a Triumph Tiger 800, a renovada BMW F 850 GS, além da nova Yamaha Ténéré 700, que também será apresentada ainda neste ano. A briga entre as aventureiras médias promete ser acirrada. Quem ganha com isso é o consumidor.

Fotos: Chippy Wood / KTM e Alessio Barbanti / KTM