Ducati Panigale V4
A aguardada superesportiva Ducati Panigale V4 acaba de chegar aos mercados europeu e norte-americano – no Brasil, apenas a edição limitada Speciale foi anunciada – e acaba de receber não um, mas dois avisos de recall nos Estados Unidos feitos pelo NHTSA (National Highway Traffic Safety Administration), órgão do país que zela pela segurança viária e também pressiona as marcas a realizarem esse tipo de convocação quando necessário. A campanha atinge as três versões da superbike (Standard, S e Speciale), o que corresponde a quase 700 motos presentes em solo norte-americano, segundo a imprensa internacional.
Os reportes dão conta de que o primeiro recall diz respeito ao sistema de respiro do motor, que pode apresentar um vazamento no O-ring, algo que não pode ser detectado pelo controle de qualidade de Borgo Panigale por conta do acúmulo de graxa em volta da peça. Pra remediar a situação, as concessionárias da marca nos EUA irão substituir o O-ring por um novo.
Já o segundo recall diz que a tampa do tanque de combustível pode não ventilar como se deve e, em condições que levam em conta temperatura externa, uso da moto e a quantidade de combustível dentro do reservatório, a pressão interna pode aumentar e espirrar combustível para fora assim que a tampa for aberta. Sendo assim, a Ducati irá “retrabalhar” a tampa para que a ventilação seja melhorada e esse tipo de problema não ocorra.
Por enquanto, a matriz da marca italiana não se pronunciou a respeito dos dois recalls e novas informações sobre o assunto devem surgir em breve. Mas, pela natureza das duas campanhas, o assunto é bem sério e pode ser que ele seja estendido pela Europa também. Substituta da Panigale 1299, a nova V4 é a primeira moto da marca equipada com um propulsor tetracilíndrico em V de 1 100 cm³ derivado diretamente da MotoGP produzida em larga escala.