A Honda apresentou o novo scooter SH 150i, com motor freios com ABS de série, motor de 14,7 cavalos e preço sugerido de R$ 12.450. Ele se soma a dois outros modelos desse tipo montados pela empresa em Manaus: o PCX 150, tabelado em R$ 10,3 mil, e o SH 300i, de R$ 20.990.
“A produção está começando agora. A rede estará abastecida em maio”, afirma o diretor comercial, Alexandre Cury.
O estreante scooter tem motor semelhante ao do PCX, mas produz 1,6 cv a mais. Além da potência extra ele utiliza rodas maiores, de 16 em vez de 14 polegadas. Outro destaque é a chave presencial, que permite ligar o motor sem que seja preciso tirá-la do bolso.
Estimativa de vendas do Scooter 150i
“Suas vendas devem representar algo entre 28% e 30% do PCX”, estima Cury. Se o mercado se mantiver de fato estável como estimam as fábricas de motos, o scooter SH 150i terá cerca de 6,5 mil unidades vendidas em 12 meses. Esse volume o colocará próximo ao Yamaha NMax 160, que chegou às revendas em maio de 2016 e somou 5,6 mil unidades no ano que passou.
O lançamento de um segundo modelo de 150 cc acaba deixando descoberta a faixa de entrada da Honda, que até o fim de 2015 era preenchida pelo Lead 110: “Esse modelo mudou muito lá fora e seu preço ficaria alto demais aqui”, diz o diretor comercial. É certo que o Lead terá um substituto, mas Cury não confirma se chega ainda este ano.
É provável que a Honda tenha dado prioridade ao SH 150i por ser um produto mais rentável e porque seus compradores têm melhor poder aquisitivo e menos dificuldade para comprovar renda na hora de parcelar a compra.