Carros híbridos plug-in poluem
Carros híbridos plug-in poluem – Os carros híbridos plug-in (PHEV) poluem mais do que os números divulgados oficialmente. A conclusão é do novo estudo da ONG Transport & Environment (T&E). Testes com modelos BMW, Peugeot e Renault concluíram que os modelos emitem cerca de três vezes mais CO2 do que mostram os dados oficiais.
Testes comprovam que híbridos plug-in poluem bem mais
Foram testados três modelos PHEV recentes: BMW Série 3, Peugeot 308 e Renault Mégane. Os veículos percorreram rotas urbanas e suburbanas, registrando os gases de escape produzidos por cada um por meio do equipamento de medição de emissões a bordo.
Os testes foram conduzidos pela universidade austríaca Graz University Technology e confirma o a hipótese levantada pela T&E há dois anos: os carros híbridos-plug in poluem mais do que é divulgado.
Enquanto os testes de laboratório pelo WLTP (padrão na Europa para definir autonomia de modelos eletrificados) indicam emissões de CO2 em ciclo combinado entre 27g/km e 37 g/km, para os modelos citados, os testes da T&E registraram emissões quase três vezes maiores. Ficaram entre 85 g/km a 114 g/km, quando os carros iniciam a rota com a bateria completamente carregada.
O BMW emite três vezes mais do que sua classificação oficial: enquanto no WLTP emite 36 g/km de CO2, no teste da T&E o índice é de 112g/km. O 308 e o Mégane tiveram desempenho melhor, mas ainda poluíram 20% e 70%, respectivamente, a mais do que o declarado oficialmente – mesmo no trajeto curto de 55 km.
A maior diferença, porém, se deu nos testes com a bateria vazia: BMW, Peugeot e Renault emitiram de cinco a sete vezes o CO2 declarado na estrada.
Na rota urbana, os carros híbridos plug-in tiveram desempenho melhor, mas as emissões ainda foram entre 1,2 e 1,3 vezes maiores que os números WLTP.
Governos devem cortar subsídios para carros plug-in
Para a T&E, os carros híbridos não podem ser considerados veículos zero emissão. A ONG defende que tais carros devem ser tributados com base em sua poluição em testes no mundo real, em vez dos dados laboratoriais.
Segundo relatório da T&E, os países europeus gastaram cerca de € 350 milhões no ano passado em subsídios de compra de PHEVs apenas da BMW, Renault e Peugeot. A entidade pede aos governos que cortem incentivos para os carros plug-in e invistam em modelos 100% elétricos e não poluentes.
“Os PHEVs não devem ser tratados como emissão zero”, disse a gerente de emissões de veículos da T&E, Anna Krajinska. “Os governos devem acabar com todos os subsídios de compra para PHEVs em frotas e, em vez disso, incentivar as empresas a usar carros elétricos a bateria que são verdadeiramente zero emissões”.