Óleo de motor da IFC
Óleo de motor da IFC – O International Fluids Consortium (IFC) foi estabelecido em 2020 por 11 fabricantes de veículos, para o desenvolvimento de especificações de lubrificantes automotivos por um sistema global eficiente. O desenvolvimento do óleo do motor ainda é uma das maneiras mais eficazes de melhorar a economia de combustível.
O consórcio procura desenvolver um sistema que equilibre o tempo necessário para criar as especificações do veículo com o custo total de propriedade do veículo e o desempenho dos produtos para o proprietário do veículo.
O setor de transporte está passando pelo que alguns chamam de “transição de uma vez em cem anos”, à medida que os OEMs passam a ser empresas de mobilidade e grandes petrolíferas se tornando negócios de energia, entrando em geração de energia renovável em grande escala. De acordo com o IFC, os OEMs agora “perceberam a necessidade de assumir um papel de liderança maior no desbloqueio da inovação na cadeia de suprimentos e na manutenção do impulso para o futuro”.
Mike Kunselman, gerente de desenvolvimento de negócios do Center for Quality Assurance (CQA), falando em nome do IFC, forneceu uma atualização sobre o desenvolvimento das especificações do IFC durante a Semana F+L 2022 em Bangkok, Tailândia, em 29 de abril. O CQA desenvolve e administra programas de licenciamento e controle de qualidade para indústrias orientadas por especificações. A empresa é a administradora da IFC, tendo desempenhado um papel semelhante com uma variedade de outras organizações no setor de lubrificantes, incluindo os programas Top Tier Gasoline & Diesel e o programa de graxas de alto desempenho multiuso (HPM) da NLGI e, anteriormente, o licenciamento Dexos do programa da GM.
Kunselman informou aos delegados na Semana F+L que as duas primeiras especificações da IFC, GEO-1 e GEO-2, estão agora em revisão final. A minuta de consenso dos OEMs foi comunicada a membros afiliados individuais e a organização está em processo de coleta e processamento de feedback.
As especificações GEO-1 e GEO-2 são para óleos de motor automotivo de combustão interna leves com viscosidade multigraus de SAE 10W-30 a 0W-8. O GEO-1 atende ao parque de veículos existente, enquanto o GEO-2 é adequado para veículos leves movidos a combustíveis fósseis equipados com filtros para partículas e tem aplicação para veículos do futuro.
Para garantir uma transição suave para as especificações IFC, os padrões de desempenho são escritos harmonizando as especificações regionais existentes, como GLV-1 da JASO e GF-6A e GF-6B da ILSAC.
Kunselman também discutiu o roteiro da IFC e a importância da padronização à medida que a indústria procura identificar os requisitos de desempenho futuros para veículos eletrificados.