DAF quer acelerar crescimento
Após quase sete anos desde que chegou ao mercado brasileiro, a DAF conclui a renovação de seu principal produto e lança o novo XF, que substituirá a versão atual do modelo que vem sendo vendida desde a introdução da marca no País, em 2013. Sua nova versão que já está sendo produzida na fábrica de Ponta Grossa (PR) também já está disponível para encomendas e começa a ser distribuído para a rede de concessionárias em outubro.
O presidente da DAF no Brasil, Lance Walters, afirma que a pandemia não atrasou o lançamento do XF, já programado para acontecer este ano. Segundo o executivo, para atualizar o caminhão da Europa (lançado em 2014) para as necessidades do mercado brasileiro foi preciso fazer investimentos para desenvolver o projeto e também na fábrica paranaense. Mas ele não revela os valores investidos.
“Os investimentos para as modificações na fábrica de Ponta Grossa para fabricar o novo XF estão principalmente relacionados com eficiência, seguindo todos os novos protocolos de segurança de contágio que adotamos. Posso dizer que foram vários milhões de reais”, disse Lance Walters. |
NOVO XF PROMETE SER 14% MAIS ECONÔMICO
O projeto do novo XF começou a ser feito em 2016 entre as equipes de engenharia do Brasil e da Holanda, onde fica a sede da DAF, que pertence ao Grupo Paccar. O trabalho incluiu o projeto do caminhão em si, além do desenvolvimento dos fornecedores locais e ampliação do quadro de funcionários. Segundo o novo diretor de desenvolvimento de produto, Jarno Broeze, o novo caminhão reduz em até 14% o consumo de combustível com relação à versão anterior, graças a uma junção de fatores que incluem redução de atrito e regime de rotações mais baixas com as novas configurações de motor/transmissão e relação de eixo traseiro, além do novo design da cabine que favorece a aerodinâmica.
“O novo XF é um projeto exclusivo para o mercado brasileiro. Apesar de totalmente inspirado na versão europeia, o caminhão ganhou reforços para suportar as severas operações do País”, acrescenta Broeze.
Equipado com o motor Paccar MX 13, a nova versão conta com novas faixas de potência, de 480 cv e 530 cv, um aumento de 20 cv também com relação ao XF atual. A transmissão é a ZF Traxon automatizada com 12 velocidades. O modelo traz novo design com inovações nas curvas aerodinâmicas, além de novos faróis e desenhos da grade e do para-choque em aço. O novo XF chega com duas opções de cabine, Space e Super Space. O cavalo mecânico tem configurações de tração 6×4, 6×2 e 4×2, e é indicado para o transporte rodoviário de cargas de longa distância.
O caminhão traz um novo pacote tecnológico como o assistente de performance do condutor (computador de bordo que fornece dicas e dá notas referentes à condução); controle de cruzeiro preditivo (um piloto automático que com a ajuda do GPS e de leitura do relevo consegue ajustar a velocidade e a troca de marcha ideal em benefício do consumo); sensores de pressão dos pneus (que informa na cabine se houver calibragem inadequada); e monitor de nível de energia da bateria.
Para incrementar o veículo, a DAF oferece itens de segurança e conforto distribuídos em quatro pacotes, sendo um de fábrica, o Confort (com geladeira e climatizador) e os demais opcionais: Safety (com itens avançados de segurança), Xtra (itens de acabamento diferenciado) e o topo de linha Exclusive (com todos os itens opcionais disponíveis de conforto, segurança e acabamento exclusivo).
Entre os sistemas de segurança ativa, estão disponíveis a frenagem de emergência avançada, que freia automaticamente em caso de possível colisão frontal; o controle de estabilidade; alerta de saída da faixa; e o controle de cruzeiro adaptativo, que ajusta automaticamente a velocidade do caminhão para manter uma distância segura do veículo à frente.
NOVO XF É CARTA NA MANGA DA DAF
O novo caminhão XF chega em um momento propício do mercado em que o agronegócio, um dos setores que mais utiliza a categoria de caminhões pesados, não sentiu os impactos da crise gerada pela pandemia de coronavírus. O diretor comercial da DAF, Luis Gambim, comemora o fato de a empresa registrar crescimento de 29% dos emplacamentos no acumulado do ano até julho, enquanto o mercado caiu 16%.
“Sabemos que estamos em um momento bastante difícil por causa da pandemia, mas a DAF sempre aproveita as oportunidades e não paramos de investir. Estamos muito otimistas quanto ao segundo semestre e acredito que 2020 ainda nos reserva muitas surpresas positivas. O atual XF alcançou a terceira posição do caminhão pesado mais vendido no Brasil e com certeza o novo XF vai brigar pelas posições de liderança”, afirma Luis Gambim. |
Quanto ao XF atual, Gambim revela que ainda há grande procura pelo modelo, principalmente por clientes ligados ao agronegócio, e que seu estoque deve ser esgotado em até um mês.
O executivo reforça que o novo XF tem papel fundamental na manutenção da curva crescente da marca no País, onde alcançou a marca de 10 mil caminhões vendidos no mês passado (leia aqui). Segundo Gambim, além do novo caminhão, a expansão também será sustentada pela ampliação da rede, que este ano ganhará cinco novas casas, para um total de 44 concessionárias até dezembro. A maior parte delas será concentrada na região Nordeste do Brasil.
Outra ação para alavancar as vendas é o lançamento do show room virtual, uma estrutura totalmente preparada para visitas digitais, com ferramentas que permitem conhecer as características do novo XF, além de todo o portfólio de produtos de pós-venda, como linhas de peças originais, TRP e planos de manutenção entre outros.
A estratégia inclui também ações no pós-venda com a expansão do número de lojas da TRP, linha multimarca de autopeças da Paccar Parts, que já inaugurou uma unidade em Estreito (MA) e segue com outras duas em estágio avançado de abertura, em Bom Jesus (PI) e em Divinópolis (MG), todas operadas pelos grupos investidores da rede de concessionárias DAF.