Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas (Unicamp) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional de Suporte Técnico em Produtos. E atualmente exerce a função de Consultor Técnico Sênior.
As estatísticas apontam que a causa principal de desgaste em elementos de máquina em movimento é o desgaste por abrasão, também, chamado desgaste por três corpos, constituindo-se cerca de 60% das falhas catastróficas.
O desgaste por abrasão se inicia em mancais planos e de rolamento quando é introduzido material particulado sólido de elevada dureza e de dimensões suficientes para penetrar e alojar-se entre as folgas dinâmicas existentes entre o munhão e o casquilho ou entre os elementos rolantes e as pistas de rolamento, o que provoca a remoção de material metálico e geração de material abrasivo adicional.
Para se evitar a contaminação dos mancais planos e de rolamento por material particulado sólido durante as operações de relubrificação podemos utilizar 03 práticas bastante simples e de baixo custo:
- Utilizar tampões de plástico que se ajustem aos pinos graxeiros para se evitar que material particulado sólido aderido à graxa remanescente da operação de relubrificação seja introduzido no mancal de rolamento
- Limpar cuidadosamente os pinos graxeiros com retalho que não libere fiapos antes de se acoplar o bocal de dispensa de graxa da pistola graxeira (não é recomendável o uso de estopa).
- Após a operação de relubrificação limpar cuidadosamente e proteger o bocal de dispensa de graxa da pistola graxeira com um tampão de plástico para evitar que material particulado sólido fique aderido à graxa durante o período de inatividade e venha a ser introduzido nos mancais planos e de rolamento quando voltarem a ser utilizadas.
Cuidados básicos e de baixo custo como os mencionados anteriormente podem significar muito na elevação da vida útil de mancais planos e de rolamento e na confiabilidade do maquinário. Cuidados referentes à prevenção do desgaste abrasivo ocasionado pela contaminação da graxa por material particulado sólido deve ser objeto de atenção permanente por parte dos mecânicos lubrificadores.
Muitos profissionais da lubrificação já atentaram que a conservação e limpeza dos seus instrumentos de trabalho é prática imprescindível com vistas a se estender a vida útil do maquinário e reduzir paradas imprevistas ocasionados por desgaste abrasivo devido à contaminação da graxa lubrificante por material particulado sólido.