Revista Lubes em Foco – Edição 89

434
Português
Español/Castellano
English

Esta é a versão digital da Revista Lubes em Foco – edição 89

Página / page Artigo
4 Acelen investindo em refino no Brasil
Com a venda da Refinaria Landulpho Alves (Rlam) e seus ativos logísticos associados, na Bahia, pela Petrobras para o grupo Mubadala Capital, com o pagamento de US$ 1,8 bilhão à estatal, foi criada a empresa Acelen para assumir a partir de 1º de dezembro de 2021 a gestão da Rlam, que passou a se chamar Refinaria de Mataripe. A Acelen hoje conta com mais de 1.200 colaboradores distribuídos entre a Refinaria de Mataripe, os Terminais Logísticos de Madre de Deus, Jequié, Itabuna e Candeias na Bahia, um escritório em São Paulo e 4 filiais operacionais nos Estados do Amazonas, Pará, Maranhão e Pernambuco. É responsável por cerca de 42% do abastecimento de toda a região Nordeste, com um investimento de mais de R$ 1,1 bilhão em 2022. Atua na produção de combustíveis (diesel, gasolina, querosene de aviação, bunker oil, GLP e óleos combustíveis), óleos básicos lubrificantes, produtos petroquímicos, especialidades (gases especiais, parafinas, solventes e enxofre) e asfalto.
11 Veículos híbridos e os desafios aos lubrificantes
O número de veículos eletrificados está crescendo rapidamente na América Latina, tanto em relação a uma maior demanda por parte do consumidor, quanto a escala de produção. É um sinal positivo e um reflexo dos desejos do mercado e dos incentivos e políticas governamentais que têm o potencial de transformar o perfil dos veículos leves nas estradas da América Latina dentro de alguns anos.
16 Plastificantes para borrachas
O desenvolvimento de uma nova formulação para fabricação de artefatos de borracha, com características que atendam as especificações onde as exigências são cada vez maiores, leva o “Tecnologista Formulador” a uma constante busca de informações, com o máximo de precisão sobre cada ingrediente a ser empregado na composição. Quando, devido às necessidades de aplicação e uso o artefato deva ser fabricado com algum tipo de elastômero de alta performance, os cuidados na escolha dos ingredientes são ainda maiores, pois, torna-se imprescindível uma minuciosa análise de cada propriedade dos ingredientes, tais como, características físico-químicas, compatibilidade com os demais elementos da composição limite nos teores empregados, etc., dados que se não analisados cautelosamente poderão provocar falhas com prejuízo irreparável.
24 Análise de óleos em uso
Considerando a importância e os benefícios do monitoramento de lubrificantes em uso, um aspecto importante a ser considerado é a coleta de amostras. Ela é a primeira etapa da análise de óleo em uso e é extremamente importante para o sucesso do programa de monitoramento. A amostra precisa ser o mais representativa possível do lubrificante em circulação no equipamento.