Elon Musk na China
Elon Musk na China – Elon Musk, CEO da Tesla, disse ter “total confiança” no mercado da China durante sua primeira visita ao país asiático em três anos. O bilionário retornou ao Texas (EUA) nesta quinta-feira, 1, após dois dias de várias reuniões com membros do alto escalão do governo chinês, em Pequim.
Na terça-feira, 30, Musk se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, a quem confessou seu desejo de a Tesla “continuar a se desenvolver na China”, de acordo com fontes diplomáticas.
Já na quarta-feira, o empresário se encontrou com o ministro do Comércio, Wang Wentao, a quem Musk fez questão de elogiar “a vitalidade e o potencial de desenvolvimento da China”. O CEO da Tesla afirmou ter “plena confiança no mercado chinês” e disse esperar “prosseguir aprofundando uma cooperação mutuamente benéfica”.
Musk também conversou com o ministro da Indústria, Jin Zhuanglong, sobre veículos inteligentes conectados. A informação partiu do governo, em comunicado, mas sem mais detalhes sobre o conteúdo da conversa.
Em abril, a Tesla anunciou a construção de sua segunda fábrica de baterias em Xangai, com capacidade inicial para 10 mil baterias megapack por ano a partir do segundo trimestre de 2024.
China é o principal mercado de carros elétricos
A China é o mercado mais importante para a Tesla, uma vez que é o país que mais compra veículos elétricos no mundo.
As vendas de carros elétricos no mercado chinês dobraram em 2022. Hoje, representam mais de 25% de todos os veículos comercializados, segundo dados da Federação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.
Os subsídios oferecidos pelo governo somados ao interesse crescente dos consumidores permitiu que as empresas chinesas dominassem o mercado local. A Tesla ainda é a maior vendedora mundial de carros elétricos, mas a popularidade das marcas criadas na China disparou nos últimos anos.
A BYD, uma das fabricantes de carros elétricos mais conhecidas do país asiático, anunciou em março que seu lucro líquido quase quintuplicou em 2022. A montadora chinesa chegou à marca de US$ 2,4 bilhões.
A Tesla, por sua vez, teve queda no lucro no primeiro trimestre de 2023 devido à sua agressiva política de redução dos preços.