Elon Musk diz ter “total confiança” no mercado da China

Em visita a Pequim, o CEO da Tesla se reuniu com vários membros do alto escalão do governo chinês

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Elon Musk na China
Elon Musk, CEO da Tesla, posa para foto com funcionários da Gigafactory, fabricante de baterias para veículos elétricos, em Xangai

Elon Musk na China

Elon Musk na China – Elon Musk, CEO da Tesla, disse ter “total confiança” no mercado da China durante sua primeira visita ao país asiático em três anos. O bilionário retornou ao Texas (EUA) nesta quinta-feira, 1, após dois dias de várias reuniões com membros do alto escalão do governo chinês, em Pequim.

Na terça-feira, 30, Musk se reuniu com o ministro das Relações Exteriores, Qin Gang, a quem confessou seu desejo de a Tesla “continuar a se desenvolver na China”, de acordo com fontes diplomáticas.

Já na quarta-feira, o empresário se encontrou com o ministro do Comércio, Wang Wentao, a quem Musk fez questão de elogiar “a vitalidade e o potencial de desenvolvimento da China”. O CEO da Tesla afirmou ter “plena confiança no mercado chinês” e disse esperar “prosseguir aprofundando uma cooperação mutuamente benéfica”.

Musk também conversou com o ministro da Indústria, Jin Zhuanglong, sobre veículos inteligentes conectados. A informação partiu do governo, em comunicado, mas sem mais detalhes sobre o conteúdo da conversa.

Em abril, a Tesla anunciou a construção de sua segunda fábrica de baterias em Xangai, com capacidade inicial para 10 mil baterias megapack por ano a partir do segundo trimestre de 2024.

China é o principal mercado de carros elétricos

A China é o mercado mais importante para a Tesla, uma vez que é o país que mais compra veículos elétricos no mundo.

As vendas de carros elétricos no mercado chinês dobraram em 2022. Hoje, representam mais de 25% de todos os veículos comercializados, segundo dados da Federação Chinesa de Fabricantes de Automóveis.

Os subsídios oferecidos pelo governo somados ao interesse crescente dos consumidores permitiu que as empresas chinesas dominassem o mercado local. A Tesla ainda é a maior vendedora mundial de carros elétricos, mas a popularidade das marcas criadas na China disparou nos últimos anos.

A BYD, uma das fabricantes de carros elétricos mais conhecidas do país asiático, anunciou em março que seu lucro líquido quase quintuplicou em 2022. A montadora chinesa chegou à marca de US$ 2,4 bilhões.

A Tesla, por sua vez, teve queda no lucro no primeiro trimestre de 2023 devido à sua agressiva política de redução dos preços.