Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.
Graxa para mancais de rolamento
A lubrificação à graxa em mancais de rolamento de motores elétricos e geradores de energia elétrica apresenta algumas vantagens tais como:
- Menor tendência a vazamentos. A graxa minimiza contaminação dos enrolamentos, comutadores, anéis deslizantes, escovas e da parte externa do motor elétrico e do gerador de energia elétrica.
- A graxa veda, efetivamente, a entrada de material particulado sólido e umidade quando utilizados retentores apropriados e em bom estado de conservação.
- Muito menos atenção à lubrificação é normalmente exigida durante a operação dos mancais de rolamento lubrificados à graxa.
- Maior liberdade na escolha da posição de montagem do equipamento.
Graxa para mancais de rolamento – Requisitos
As graxas para uso em mancais de rolamento abertos em motores elétricos e geradores de energia elétrica devem satisfazer alguns requisitos:
- Consistência: NLGI 2 ou NLGI 3 ( redução do “churning” ).
- Elevada estabilidade à termo-oxidação.
- Baixa volatilidade do óleo básico.
- Fator Dn adequado às elevadas rotações dos motores elétricos
Dn – fator de velocidade ou rotação | |
n – rotação ( rpm ) | |
di – diâmetro do furo do mancal de rolamento ( mm ) | |
de – diâmetro externo do mancal de rolamento ( mm ) |
- Viscosidade Cinemática do óleo básico: ~ 110 cSt a 40ºC.
- Espessante à base de poliuréia.
Figuras 5/6 – Cuidado com o excesso de graxa nas caixas dos mancais
A adequada seleção e aplicação de graxas lubrificantes aumentará substancialmente a disponibilidade e confiabilidade dos mancais de rolamento motores elétricos e geradores de energia elétrica evitando custosas e não programadas paralisações.