Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.
Lubrificação de compressores
A lubrificação de compressores de ar recíprocos ( pistões ) demanda óleos lubrificantes, por exemplo, com as seguintes características:
- Graus de Viscosidade ISO VG 68, ISO VG 100 ou ISO VG 150 e níveis de desempenho DIN 51506-VDL ou DIN 51524 Parte 2 HLP.
- Óleos lubrificantes utilizados em motores de combustão interna Ciclo Diesel 4T com Graus de Viscosidade SAE 30 ou SAE 40 e níveis de desempenho API CD ou API CF.
Figuras 1/2 – Óleo lubrificante adequado aumenta a vida em serviço
Óleos lubrificantes com elevada resistência à oxidação reduzem a formação de depósitos carbonosos nas válvulas de sucção e descarga e canaletas dos êmbolos evitando, desta forma, o apresamento das válvulas de sucção e descarga e dos anéis de segmento.
Figuras 3/4 – Depósitos carbonosos em topo de pistão e óleo oxidado
O intervalo de serviço médio, usualmente, recomendado pelos OEMs para óleos lubrificantes de base mineral utilizados em compressores de ar recíprocos ( pistões ) com lubrificação por salpico, cárteres com pequenos volumes de óleo ( ex. 0,5 L – 2,0 L ) e sem arrefecimento por trocador de calor é de 200 h – 300 h ou 2 meses – 3 meses, o que ocorrer primeiro. Para compressores de ar recíprocos (pistões) com lubrificação por circulação forçada de óleo, maiores volumes de óleo lubrificante no cárter (ex. 40L – 400L) e com trocador de calor os intervalos de serviço podem atingir, até, 8000 h.
Figuras 5/6 – O intervalo de serviço depende do volume e sistema de lubrificação
Quando os cuidados com a lubrificação não são realizados com o rigor necessário pode ocorrer redução substancial na vida em serviço de anéis de segmento, casquilhos, camisas, válvulas de sucção e descarga, árvore de manivelas etc. Para que a máxima disponibilidade e confiabilidade sejam atingidos é necessário o uso do lubrificante correto e adequado intervalo de serviço do óleo lubrificante.
Figuras 7/8 – Lubrificação adequada eleva a vida em serviço