Guia de interpretação de análises em lubrificantes para motores diesel

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Marcos Thadeu Lobo

Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.

Interpretação de análises em lubrificantes

Interpretação de análises em lubrificantes – Análises físico-químicas em óleos lubrificantes de cárter são utilizadas para avaliar a condição de serviço de óleos lubrificantes de cárter e a dos motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T sendo a coleta adequada de amostras de óleo lubrificante de cárter de fundamental importância, se queremos obter resultados válidos.

Interpretação de análises em lubrificantesInterpretação de análises em lubrificantesFiguras 1/2 – Condição de serviço do óleo lubrificante e do motor

Amostras válidas são aquelas que representam a condição de serviço do óleo lubrificante de cárter e dos motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T devendo, preferencialmente, ser coletadas em locais de fluxo turbulento e à temperatura de operação.

Interpretação de análises em lubrificantes

Interpretação de análises em lubrificantes

 

 

 

 

Figuras 3/4 – Amostra coletada em fluxo turbulento e à temperatura de serviço

 

 

ALTERAÇÕES DA CONDIÇÃO DE SERVIÇO DO ÓLEO  DE CÁRTER

CAUSAS PROVÁVEIS
1. FULIGEM MISTURA “RICA” ( EXCESSO DE COMBUSTÍVEL ), INTERVALOS DE SERVIÇO DO ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER MUITO EXTENSOS, RESTRIÇÃO DO SISTEMA DE ADMISSÃO DE AR, MOTOR SOBRECARREGADO, EXCESSIVAS FOLGAS ENTRE ANÉIS DE SEGMENTO E CAMISAS, EXCESSIVAS FOLGAS ENTRE HASTES E GUIAS DE VÁLVULA.
2. TERMO-OXIDAÇÃO ELEVADA TEMPERATURA DE OPERAÇÃO, CONDIÇÃO DE SERVIÇO SEVERA, INTERVALOS DE SERVIÇO DO ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER MUITO EXTENSOS.
3. ÁGUA E GLICOL VAZAMENTOS NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO, BAIXO CONTEÚDO DE ÁGUA (ppm) INDICA ÁGUA DE CONDENSAÇÃO, ARMAZENAGEM INADEQUADA DO ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER.
4. AUMENTO DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA ELEVAÇÃO NO CONTEÚDO DE FULIGEM, ACELERAÇÃO DO PROCESSO TERMO-OXIDATIVO, REPOSIÇÃO COM ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER COM GRAU DE VISCOSIDADE MAIS ELEVADO.
5. DIMINUIÇÃO DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA DILUIÇÃO POR COMBUSTÍVEL, CISALHAMENTO DO MELHORADOR DO ÍNDICE DE VISCOSIDADE EM ÓLEOS LUBRIFICANTES MULTIGRAU, REPOSIÇÃO COM ÓLEO DE CÁRTER COM MENOR GRAU DE VISCOSDADE.
6. DIMINUIÇÃO DO NÚMERO BÁSICO (BN) DILUIÇÃO POR COMBUSTÍVEL COM ELEVADO TEOR DE ENXOFRE, REPOSIÇÃO COM ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER INCORRETO (MENOR NÚMERO BÁSICO – BN), INTERVALO DE SERVIÇO DO ÓLEO  DE CÁRTER  EXCESSIVAMENTE ELEVADO, AMOSTRA DE ÓLEO MAL IDENTIFICADA, USO DE COMBUSTÍVEL COM ELEVADO CONTEÚDO DE ENXOFRE.
7. SULFATAÇÃO DILUIÇÃO POR COMBUSTÍVEL COM ELEVADO TEOR DE ENXOFRE, USO DE COMBUSTÍVEL COM ELEVADO CONTEÚDO DE ENXOFRE.
8. DILUIÇÃO POR COMBUSTÍVEL FUGAS EM CONEXÕES DO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL, FUGAS NA BOMBA DE TRANSFERÊNCIA DE COMBUSTÍVEL, AVARIAS NO SISTEMA DE INJEÇÃO (BOMBAS INJETORAS, BICOS INJETORES  ETC.).

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