Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.
Interpretação de análises em lubrificantes
Interpretação de análises em lubrificantes – Análises físico-químicas em óleos lubrificantes de cárter são utilizadas para avaliar a condição de serviço de óleos lubrificantes de cárter e a dos motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T sendo a coleta adequada de amostras de óleo lubrificante de cárter de fundamental importância, se queremos obter resultados válidos.
Amostras válidas são aquelas que representam a condição de serviço do óleo lubrificante de cárter e dos motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T devendo, preferencialmente, ser coletadas em locais de fluxo turbulento e à temperatura de operação.
Figuras 3/4 – Amostra coletada em fluxo turbulento e à temperatura de serviço
ALTERAÇÕES DA CONDIÇÃO DE SERVIÇO DO ÓLEO DE CÁRTER |
CAUSAS PROVÁVEIS |
1. FULIGEM | MISTURA “RICA” ( EXCESSO DE COMBUSTÍVEL ), INTERVALOS DE SERVIÇO DO ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER MUITO EXTENSOS, RESTRIÇÃO DO SISTEMA DE ADMISSÃO DE AR, MOTOR SOBRECARREGADO, EXCESSIVAS FOLGAS ENTRE ANÉIS DE SEGMENTO E CAMISAS, EXCESSIVAS FOLGAS ENTRE HASTES E GUIAS DE VÁLVULA. |
2. TERMO-OXIDAÇÃO | ELEVADA TEMPERATURA DE OPERAÇÃO, CONDIÇÃO DE SERVIÇO SEVERA, INTERVALOS DE SERVIÇO DO ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER MUITO EXTENSOS. |
3. ÁGUA E GLICOL | VAZAMENTOS NO SISTEMA DE ARREFECIMENTO, BAIXO CONTEÚDO DE ÁGUA (ppm) INDICA ÁGUA DE CONDENSAÇÃO, ARMAZENAGEM INADEQUADA DO ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER. |
4. AUMENTO DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA | ELEVAÇÃO NO CONTEÚDO DE FULIGEM, ACELERAÇÃO DO PROCESSO TERMO-OXIDATIVO, REPOSIÇÃO COM ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER COM GRAU DE VISCOSIDADE MAIS ELEVADO. |
5. DIMINUIÇÃO DA VISCOSIDADE CINEMÁTICA | DILUIÇÃO POR COMBUSTÍVEL, CISALHAMENTO DO MELHORADOR DO ÍNDICE DE VISCOSIDADE EM ÓLEOS LUBRIFICANTES MULTIGRAU, REPOSIÇÃO COM ÓLEO DE CÁRTER COM MENOR GRAU DE VISCOSDADE. |
6. DIMINUIÇÃO DO NÚMERO BÁSICO (BN) | DILUIÇÃO POR COMBUSTÍVEL COM ELEVADO TEOR DE ENXOFRE, REPOSIÇÃO COM ÓLEO LUBRIFICANTE DE CÁRTER INCORRETO (MENOR NÚMERO BÁSICO – BN), INTERVALO DE SERVIÇO DO ÓLEO DE CÁRTER EXCESSIVAMENTE ELEVADO, AMOSTRA DE ÓLEO MAL IDENTIFICADA, USO DE COMBUSTÍVEL COM ELEVADO CONTEÚDO DE ENXOFRE. |
7. SULFATAÇÃO | DILUIÇÃO POR COMBUSTÍVEL COM ELEVADO TEOR DE ENXOFRE, USO DE COMBUSTÍVEL COM ELEVADO CONTEÚDO DE ENXOFRE. |
8. DILUIÇÃO POR COMBUSTÍVEL | FUGAS EM CONEXÕES DO SISTEMA DE COMBUSTÍVEL, FUGAS NA BOMBA DE TRANSFERÊNCIA DE COMBUSTÍVEL, AVARIAS NO SISTEMA DE INJEÇÃO (BOMBAS INJETORAS, BICOS INJETORES ETC.). |