Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.
Motor com alta quilometragem
Motor com alta quilometragem – Os motores de combustão interna Ciclo Diesel/Ciclo Otto 4T com alta quilometragem sofrem desgaste natural progressivo em algumas peças com a operação. À medida que os anéis de compressão, anéis raspadores de óleo e guias e hastes de válvulas sofrem desgaste, volumes crescentes de óleo lubrificante passam a sofrer combustão, juntamente com a mistura ar + combustível, com elevação do consumo de óleo lubrificante.
Passa a ocorrer, também, passagem dos gases de combustão (blow-by) para o cárter contaminando o óleo lubrificante, reduzindo a sua vida em serviço e ocorrendo perda de potência. Outros componentes que sofrem desgaste, com o tempo, são os retentores e gaxetas da árvore de manivelas e dos guias de válvula, ocasionando vazamentos internos e externos de óleo lubrificante.
Óleos específicos para motores com alta quilometragem
Visando elevar a confiabilidade e disponibilidade dos motores de combustão interna com alta quilometragem, adiar a necessidade de reparos e paralisação dos equipamentos móveis e reduzir o consumo de óleo lubrificante tem-se formulado óleos lubrificantes com Graus de Viscosidade mais elevados (ex. SAE 25W-50; SAE 20W-60; SAE 25W-60) com adequados níveis de desempenho (ex. API CH-4 ou superior; API SL ou superior).
Os óleos lubrificantes formulados para uso em motores de combustão interna de quatro tempos com alta quilometragem possuem em sua composição agente condicionador de retentores e gaxetas que aumenta a elasticidade desses componentes reduzindo vazamentos internos e externos do motor (exceto em caso de fissuras radiais onde é necessária a substituição do componente).
Com elevada detergência e dispersância, evitam a formação de depósitos nas canaletas dos pistões, tampa de válvulas, saia de pistões, cárter etc. elevando, desta forma, a vida útil, disponibilidade e confiabilidade dos equipamentos móveis.
Os citados óleos lubrificantes tem o seu uso recomendado para motores de combustão interna ciclo Diesel 4T utilizados em equipamentos móveis com tempo de operação superior a 20 anos e para motores de combustão interna Ciclo Otto 4T que equipem ativos móveis com mais de 100.000 km em serviço.