Stellantis quer liderança em elétricos
A Stellantis acaba de fechar seu primeiro ano de existência com resultados financeiros muito comemorados, mas já trata de anunciar que quer bem mais para o transcorrer dos próximos anos. Na última terça-feira, 1, coube ao CEO Carlos Tavares antecipar os principais pontos e objetivos do “Dare Faward 2030”, plano estratégico que, dentre outros movimentos, pretende colocar a montadora na briga pela liderança global de veículos eletrificados.
Em seu pronunciamento, o executivo também arriscou ao afirmar: “A Stellantis será a campeã da indústria na mitigação das mudanças climáticas, tornando-se carbono neutra até 2038, com uma redução de 50% já em 2030”.
Para alcançar esses objetivos, o grupo, que detém 14 marcas de automóveis, projeta que os veículos elétricos a bateria, conhecidos como BEVs, respondam por 100% de suas vendas na Europa e 50% nos Estados Unidos até o fim desta década. “Planejamos ter mais de 75 BEVs e atingir vendas globais anuais de 5 milhões de veículos BEVs até 2030”, revelou Tavares
Dois deles foram antecipados pelo executivo durante a apresentação: o primeiro Jeep totalmente elétrico e uma nova picape RAM, a 1500 BEV, que será lançada em 2024. O futuro Jeep chegará antes, em 2023, e será menor do que o atual Renegade.
“Até 2024, vamos nos concentrar na eletrificação da oferta das nossas marcas de luxo. A partir daí, avançaremos para ter opções elétricas em todos os segmentos de cada uma das marcas”, esclareceu o CEO, que vê nas celulas de combustível a hidrogênio a melhor propulsão para seus veículos comerciais. Tanto que, já a partir de 2024 na Europa e no ano seguinte nos Estados Unidos, serão apresentadas grandes vans com a tecnologia e na sequencia para outros produtos do segmento.
Do ponto de vista financeiro, a Stellantis tem como premissa manter ao longo desta década a margem operacional de dois dígitos, já alcançada em seu primeiro ano, dobrar seu faturamento para € 300 bilhões até 2030 — chegou a US 152 bilhões em 2021.
Foto: Divulgação