Superlubricidade
Um instituto de pesquisa alemão está liderando projetos gêmeos que visam alcançar a superlubricidade em veículos e máquinas industriais, a fim de reduzir significativamente o consumo de energia e o desgaste do equipamento.
O Fraunhofer Institute for Material and Beam Technology IWS disse que os projetos Prometheus e Chephren são baseados na implantação de revestimentos duros e deslizantes, mas que os participantes também planejam desenvolver lubrificantes compatíveis baseados em ácidos graxos e água.
As autoridades também previram que os projetos desenvolverão tecnologias que serão implantadas comercialmente já em 2025.
O instituto, que está localizado em Dresden, disse que os projetos têm uma ampla gama de parceiros comerciais e públicos, incluindo Federal Mogul, BMW, Man, Wittenstein SE, VTD Vakuumtechnik e Fuchs Petrolub.
Seu objetivo principal é desenvolver superfícies de baixo atrito usando o Diamor, um material extremamente duro à base de carbono que Fraunhofer descreve como o revestimento semelhante ao diamante mais duro.
Projetos gêmeos de Superlubricidade
O comunicado de ontem disse que o projeto Prometheus está trabalhando para infundir ao Diamor produtos químicos como boro e molibdênio – a ideia é que estes possam interagir com lubrificantes para reduzir significativamente os coeficientes de atrito nas superfícies dos equipamentos.
Os parceiros esperam inicialmente reduzir os coeficientes de atrito nos motores em 50% em comparação com as tecnologias em uso hoje, ou para uma faixa de cerca de 0,01 a 0,05. Coeficientes nessa faixa são considerados ultrabaixo atrito, e as autoridades disseram esperar que tais tecnologias sejam empregadas em motores automotivos até 2025.
Entretanto, eles acrescentaram que esperam fazer melhorias adicionais que irão reduzir os coeficientes de atrito abaixo de 0,01, considerado o reino da superlubricidade.
Para fazer isso, serão necessários novos tipos de lubrificantes, de acordo com Volker Weihnacht, gerente da divisão de revestimentos de carbono da Fraunhofer. “Com os lubrificantes de hoje, no entanto, a superlubricidade nos motores de combustão ainda não é possível”, disse ele em um comunicado à imprensa. “Mas estamos confiantes de que isso mudará no futuro com novos lubrificantes particularmente ecológicos, à base de ácidos graxos ou água.”
Ambos os projetos estão recebendo financiamento do Ministério Federal de Economia e Energia. O projeto Prometheus é focado em soluções para motores que movem carros de passageiros, ônibus e caminhões, bem como motores a gás natural.
O projeto Chephren está focado em transmissões e rolamentos em carros elétricos a bateria e bicicletas, bem como correntes de transmissão em colheitadeiras e muitos componentes móveis em máquinas-ferramentas.