Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado Pela Universidade Estadual De Campinas ( Unicamp ) em 1985. Ingressou na Petrobras Distribuidora S/A em 1986 como profissional de Suporte Técnico em Produtos. E atualmente exerce a função de Consultor Técnico Sênior.
Limpeza do lubrificante
Em recente estudo de caso, as dimensões de material particulado sólido abrasivo foram controladas através de sistema de filtração e concluiu-se ter ocorrido um dramático aumento na vida em serviço de bombas de recalque em sistemas hidráulicos e de mancais de rolamento lubrificados por sistemas de circulação a óleo quando a maior parte do material particulado sólido abrasivo com dimensões superiores a 3 mícron foram removidas do óleo lubrificante.
Figuras 1/2 – Controle de contaminação de material particulado sólido através de melhoria no sistema de filtração do óleo lubrificante.
Vários motivos levam à diminuição da vida em serviço de mancais de rolamento lubrificados por sistemas de circulação a óleo e bombas de recalque em sistemas hidráulicos sendo, no entanto, as principais:
Figuras 3/4 – Sistema hidráulico e lubrificação de mancais de rolamento por circulação de óleo.
- Abrasão causada por inserção de material particulado sólido abrasivo com dimensões de 3–5 mícron nas folgas dinâmicas separadas pelo filme de fluido lubrificante.
- Grande concentração de material particulado sólido abrasivo de pequenas dimensões em movimento de rolamento, sob pressão, contaminando o filme de óleo lubrificante. Este processo leva, eventualmente, à fadiga de superfície do metal que compõe o elemento de máquina provocando a formação de pitting e, por fim, falhas catastróficas em mancais de rolamento lubrificados por sistemas de circulação a óleo e bombas de recalque em sistemas hidráulicos.
Vamos analisar, abaixo, 02 situações monitoradas no presente estudo de caso:
Figura 5 – Sistema hidráulico operando com óleo lubrificante em distintos Níveis Gerais de Limpeza
- Sistema hidráulico ou circulatório operando com óleo lubrificante em Nível Geral de Limpeza 21/18 ( segundo o Código de Contaminação de Partículas Sólidas ISO 4406:1999 ) situação na qual 4.375 kg de material particulado sólido abrasivo passaram através da bomba de óleo lubrificante a cada ano ( 175 sacos plásticos de 25 kg de material particulado sólido abrasivo ) sendo a vida útil em serviço estimada da bomba de óleo lubrificante de, aproximadamente, 2 anos.
- Sistema hidráulico ou circulatório operando com óleo lubrificante em Nível Geral de Limpeza 14/12 ( segundo o Código de Contaminação de Partículas Sólidas ISO 4406:1999 ) situação na qual 25 kg de material particulado sólido abrasivo passaram através da bomba de óleo lubrificante a cada ano ( 1 saco plástico de 25 kg de material particulado sólido abrasivo ) sendo a vida útil em serviço estimada da bomba de óleo lubrificante de, aproximadamente, 14 anos.
ISO 21/18 | ISO 14/11 | |
Partículas > 4 mícron/ml | 10000 – 20000 | 80 – 160 |
Partículas >14 mícron/ml | 1300 – 2500 | 10 – 20 |
Figura 6 – Óleo em sistema hidráulico com diferentes Nível Geral de Limpeza (Código de Contaminação de Partículas Sólidas ISO 4406:1999).
Estão as bombas de recalque dos sistemas hidráulicos ou dos sistemas circulatórios de nossas plantas industriais ou em nossos equipamentos móveis bombeando óleo lubrificante ou mistura abrasiva?
Figuras 7/8 – Bombas de óleo lubrificante dos sistemas hidráulicos e mancais de rolamento estão usando mistura abrasiva?
Segundo o estudo em questão, a vida útil em serviço em mancais de rolamento lubrificados por sistemas de circulação a óleo e bombas de recalque em sistemas hidráulicos aumentarão significativamente com a melhoria no Nível Geral de Limpeza do fluido lubrificante ( redução na concentração do material particulado sólido abrasivo ). Em função do exposto, conclui-se que vale muito a pena investigar a situação dos sistemas de filtração de fluido hidráulico e circulatórios de óleos lubrificantes com vistas à remoção do material particulado sólido abrasivo causador avarias catastróficas e indisponibilidade de ativos móveis e industriais.