O mercado de lubrificantes dos EUA enfrenta uma recuperação “muito gradual”, independentemente do tamanho final da queda na Economia ou no cenário de modelagem econômica, disseram consultores da IHS Markit durante um evento virtual organizado pela Associação dos Fabricantes Independentes de Lubrificantes (ILMA).
O impacto na Economia
Nos primeiros dias da pandemia, a empresa de consultoria com sede nos Estados Unidos projetou uma queda na demanda de lubrificantes nos EUA de 10 a 15 por cento, de acordo com Suzan Jagger, vice-presidente de mercados de petróleo e consultoria de downstream. Desde então, a IHS revisou sua previsão para uma queda média de 25 a 30% abaixo do nível de demanda de 2019.
“As economias pararam de crescer desde meados do final de março. Passamos de uma economia que vivia muito bem nos EUA para mais de 30 milhões de pessoas entrando com pedidos de desemprego em questão de poucas semanas ”, observou Bob Flanagan, diretor de consultoria em economia e risco-país. “Isso foi exacerbado em algumas indústrias pelo fato de os preços do petróleo também terem caído.”
Supondo que a pandemia diminua no terceiro trimestre, a IHS espera que a atividade econômica dos EUA já tenha atingido seu ponto mais baixo, com os gastos do consumidor e o produto interno bruto real caindo a taxas anualizadas de 43% e 37%, respectivamente, durante o segundo trimestre. “Espero que estejamos começando a voltar agora quando reabrirmos lentamente”, disse Flanagan.
As vendas de veículos leves caíram de 16,9 milhões de unidades em 2019 para 12,4 milhões de unidades projetadas este ano. A IHS não espera que as vendas se recuperem totalmente até 2024 ou 2025.
A produção industrial, por outro lado, deve ter um pico em 2021, à medida que se recupera, retornando a uma taxa mais normal por volta de 2023, disse Flanagan.
Com base na atividade de vendas entre os usuários finais, é improvável que o mercado geral de lubrificantes recupere completamente até 2022 ou 2023, ele projetou. Os fluidos para usinagem de metais podem diminuir “por um período prolongado”.
No entanto, a atividade pode não subir de volta aos níveis confortáveis de 2018, atingindo apenas 90% dessa marca em 2025. “Perderemos três a quatro anos de atividade de vendas e começaremos a aumentar a partir disso”, explicou Flanagan.
Mercado de Lubrificantes na América do Norte
O mercado de lubrificantes da América do Norte atingiu quase 9 milhões de toneladas em 2018. Os óleos industriais e de processo representaram 35% desse volume, seguidos pelo óleo de motor de automóvel de passageiros, 29%, o óleo de motor pesado, 16%, e outros óleos do setor de transporte de 20 porcento.
Segundo Jagger, o desafio mais imediato está na cadeia de suprimentos de lubrificantes. Os fabricantes de lubrificantes sofreram uma “interrupção incrível” em sua capacidade de distribuir produtos, gerenciar estoques e o ambiente da fábrica além de controlar os níveis de estoque e produção, todos relativos a variações significativas na demanda. “Toda essa interrupção exigirá muita flexibilidade nos próximos dois anos para gerenciar”, alertou ela.
Os fabricantes de lubrificantes enfrentarão decisões difíceis em relação ao fechamento de fábricas, terceirização e outras áreas. Jagger também espera que a pandemia acelere ainda mais a consolidação observada na indústria de lubrificantes da América do Norte nos últimos anos.
No entanto, fabricantes independentes de lubrificantes podem ter uma vantagem no clima atual. Ela ressaltou que aqueles que resistiram à última recessão econômica também foram capazes de tirar proveito de seus efeitos no setor.
De fato, os independentes podem estar preparados para capturar mais participação de mercado das principais empresas de petróleo. “Há espaço para eles obterem alguns ganhos”, observou ela. Segundo Jagger, o melhor modelo de negócios durante esse abalo econômico inclui um mix de produtos com várias fontes e linhas de produtos amplas que podem ser ajustadas para entrar rapidamente em novos mercados. Concorrentes maiores com fábricas e volumes maiores e cadeias de suprimentos mais rígidas terão muito mais dificuldade em se ajustar, observou ela.