China com foco no mercado de óleo branco

276

A guerra comercial entre Estados Unidos e China apresenta uma oportunidade para os fornecedores chineses de óleo branco conquistarem participação de mercado em seu mercado doméstico, ganhando terreno dos importadores dos EUA e de outros países.

De acordo com participantes de uma conferência realizada na semana passada, as empresas chinesas podem aproveitar as vantagens de longo prazo melhorando a qualidade de seus produtos.

Medidas para garantir fornecimento de óleo branco

“A guerra comercial mostrou claramente que os EUA nunca vão parar de suprimir a ascensão da China. Portanto, nós, produtores de petróleo, precisamos tomar medidas para garantir o fornecimento de óleo de alta qualidade, caso o fornecimento de óleo importado seja interrompido ”, disse Ma Zhiqing, presidente do Grupo Qingyuan, em 20 de novembro na Cúpula Internacional de Mercado e Aplicações de Óleo Branco da China, da Enmore.

A Qingyuan é uma refinaria privada com sede em Zibo, província de Shandong, e afirma ser o maior fornecedor de óleo branco da China, com capacidade de refinar 8,2 milhões de toneladas de petróleo bruto. A empresa também afirma fornecer mais de 100 categorias de óleos especiais.

“Nosso objetivo é competir contra óleos de marca estrangeira em todos os campos, incluindo óleo básico, óleo branco e fluidos para metalworking”, disse Ma.

A ambição de Qing Yuan é compartilhada pela Yitai Ningneng Fine Chemical Engineering, uma empresa de dois anos com sede no Interior da Mongólia que produz óleos leves brancos, parafina líquida e isoparafina, que é frequentemente usada para produzir óleos brancos. O insumo que a empresa utiliza é de 1,2 milhão de toneladas por ano de parafina líquida produzida a partir de carvão do seu parceiro estatal Yitai Group.

O vice-presidente da YN, Zhao Jun, disse que a demanda da China por isoparafina foi amplamente suprimida ao longo dos anos devido à falta de fornecimento local estável.

“A oferta externa é [também] instável; portanto, juntos, eles praticaram preços ridiculamente altos para a isoparafina e assustaram os compradores chineses”, disse ele.

Grande mercado para isoparafinas

Ele disse que a China usa 50.000 toneladas de isoparafina por ano, o mesmo que o Japão, apesar da enorme diferença na população. E entre as 50.000 toneladas, cerca de 40.000 toneladas são importadas para a China.

“Significa duas coisas”, disse Zhao. “Uma é que a China é um mercado com grande potencial para o crescimento de isoparafina. A outra é que fornecedores chineses de isoparafina de alta qualidade, como nós, são capazes de substituir fornecedores estrangeiros.”

Ele previu que a demanda da China por isoparafina, que é considerada de baixa toxicidade, aumentará para 120.000 t/a, à medida que o país continua a reforçar as leis ambientais em questões como emissão de compostos orgânicos voláteis por tintas e riscos ocupacionais.

Além disso, ele estava confiante de que, em um ano, o suprimento de isoparafina produzida do carvão da YN reduzirá cerca de 50% da isoparafina importada. Ele afirma que a YN tem capacidade para fornecer 170.000 toneladas por ano de isoparafina.