Rede de transporte de passageiros sobre trilhos
A rede de transporte de passageiros sobre trilhos no Brasil deve ganhar mais 245 quilômetros de malha nos próximos cinco anos. Desses, 29 quilômetros são para 2017 (veja, abaixo, a relação completa dos projetos). As projeções contemplam projetos já contratados ou já em execução que incluem VLTs (Veículo Leve sobre Trilhos), monotrilhos, trens e metrôs. A estimativa é da ANPTrilhos (Associação Nacional dos Transportadores de Passageiros sobre Trilhos) e integra o Balanço do Setor Metroferroviário 2016, divulgado nessa segunda-feira (3). Caso se confirmem, até 2022 o Brasil terá quase 1.280 quilômetros de linhas.
O impacto da crise econômica
A crise econômica, contudo, tem representado uma dificuldade. Em 2016, era esperada uma expansão recorde da malha, com 50,2 novos quilômetros. Mas a limitação orçamentária do poder público fez o ritmo das obras desacelerar e 21,7 quilômetros ficaram prontos no ano passado – trechos da Linha 2 do metrô de Salvador (BA), do VLT Carioca (RJ) e da Linha 4 do metrô do Rio de Janeiro.
No primeiro bimestre deste ano, houve mais um avanço, com 6,7 quilômetros inaugurados no VLT Carioca (RJ) e no VLT da Baixada Santista (SP).
A expansão da rede
A expansão é vista com otimismo, apesar de estar aquém do que o Brasil precisa. O estudo Transporte e Desenvolvimento: Transporte Metroferroviário de Passageiros, desenvolvido pela CNT (Confederação Nacional do Transporte), aponta que são necessários mais 850 quilômetros para modernizar o transporte urbano nas grandes cidades, o que demandaria cerca de R$ 167,13 bilhões. De acordo com a Confederação Nacional do Transporte, pelo caráter estruturante, confiabilidade e grande capacidade de transporte, os sistemas sobre trilhos permitem a melhoria da acessibilidade, da mobilidade e da qualidade de vida nos centros urbanos.
Capacidade de investimento
Porém, a capacidade de investimento do poder público está limitada. Para o presidente do conselho da ANPTrilhos, Joubert Flores, o desafio é oferecer condições para que investidores privados assumam os projetos. “A gente tem uma baixa capacidade momentânea dos estados de continuarem com as expansões e um marco regulatório que não dá garantia para o investidor privado ter confiança de fazer esses investimentos”, analisa. Por isso, defende a importância de se ter “um sistema de regulação firme e profissional e de garantias que reduzam os riscos do investidor”.
Demanda cai pela primeira vez; mas deve voltar a crescer
Além de atrasar a realização de obras de VLTs, trens e metrôs, a crise econômica causou outro efeito: como o desemprego cresceu, a procura por esse tipo de transporte caiu. A redução, na média, foi pequena – 0,2% em comparação com 2015 -, mas chama a atenção porque é a primeira registrada desde 2010, quando a ANPTrilhos começou a levantar esses dados. Foram transportados 2,91 bilhões de passageiros (o número contabiliza viagens individuais realizadas pelos usuários do transporte), totalizando 9,85 milhões de passageiros/dia. Em 2015, foram 2,92 bilhões.
O estudo da CNT
Para se ter uma ideia, nos cinco anos anteriores, conforme o estudo da CNT, a demanda aumentou 37,4%. Por essa razão, Joubert Flores lembra que a expansão das redes de transporte não pode parar. “Nos nossos sistemas, de 70% a 80% das viagens ocorrem em função do trabalho. Quando você diminui o emprego, diminui o interesse de viagem. Mas isso não é para sempre. A gente espera que a economia retome e temos de estar preparados para atender à demanda que virá”, diz. Ele esclarece que, como esse tipo de projeto requer planejamento de longo prazo, tem de permanecer na agenda das políticas de mobilidade do poder público. Isso porque, quando a economia voltar a crescer, a tendência é que isso impacte diretamente os sistemas de transporte.
Mais trilhos, menos carros
Conforme o balanço da ANPTrilhos, os sistemas de transporte sobre trilhos tiram, diariamente, cerca de 1,1 milhão de carros das ruas onde eles estão implantados. O cálculo considera a capacidade de transporte (que chega a 60 mil passageiros por hora por sentido, enquanto os carros transportam 1,8 passageiro na mesma base de comparação). O resultado disso é menos acidentes, menos congestionamentos e menos poluição. A estimativa é que o metrô emita quase 60% menos gases causadores do efeito estufa que os automóveis.
Projetos já concluídos ou com previsão de conclusão para 2017:
- Extensão do VLT da Baixada Santista (SP), trecho de 4,7 quilômetros inaugurado em janeiro
- Extensão do VLT Carioca (RJ), trecho de 2 quilômetros inaugurado em fevereiro
- Extensão da Linha 2 do metrô de Salvador (BA), com 17,4 quilômetros
- Modernização e expansão do VLT de Maceió (AL), com 2,7 quilômetros
Projetos previstos para ficarem prontos até 2022:
Metrô
- Implantação da linha Leste do metrô de Fortaleza (CE)
- Modernização e ampliação das linhas Sul e Centro do metrô de Recife (PE)
- Extensão da linha 4 do metrô do Rio de Janeiro (RJ)
- Extensão da Linha 2 – Verde do metrô de São Paulo (SP)
- Extensão da linha 4 – Amarela do metrô de São Paulo (SP)
- Extensão da linha 5 – Lilás do metrô de São Paulo (SP)
- Extensão da linha 6 – Laranja do metrô de São Paulo (SP)
Trens Urbanos
- Extensão da Linha 9 – Esmeralda da CPTM, em São Paulo (SP)
- Implantação da Linha 13 – Jade da CPTM, em São Paulo (SP)
VLT
- Implantação do VLT de Fortaleza (CE)
- Implantação do VLT de Goiânia (GO)
- Implantação do VLT de Cuiabá (MT)
Monotrilho (SP)
- Extensão da linha 15 – Prata
- Implantação da linha 17 – Ouro
- Implantação da linha 18 – Bronze
Natália Pianegonda
Agência CNT de Notícias