Você sabe o que acontece dentro do seu carro?
Ao longo da vida – expectativa de 75 anos e cinco meses para os homens, 79 anos e um mês para as mulheres, segundo o IBGE –, o brasileiro passa quatro anos e 11 meses dentro do carro, sendo três anos dirigindo e um ano como passageiro – dois anos e cinco meses serão passados com família e amigos.
Esses são alguns dos resultados da pesquisa Nossas Vidas Num Carro, realizada pela CSA Research, que mapeou os comportamentos humanos em relação ao automóvel em diversos países. Nela é baseada a nova campanha institucional da Citroën, baseada no insight global da marca batizado de Inspired By You. Com base nos dados, a agência Havas desenvolveu a campanha para o mercado local.
Outros hábitos
Ah, outros hábitos: os brasileiros que dirigem todos os dias ou quase irão comer 1.137 vezes na vida dentro do carro. Durante sua vida, ele cantará 5.231 vezes a bordo. O brasileiro penteia o cabelo, se barbeia ou maquia 1.138 vezes dentro do carro. Durante 247 vezes, o brasileiro vai pedir orientação sobre lugares e outras 250 vezes vai frear bruscamente para evitar um acidente.
Ele verá muitas coisas surpreendentes de dentro do espaço interno, 428 vezes. E também agradecerão 4.527 vezes para outro motorista. O carro é também um lugar onde os brasileiros darão risada histericamente por 310 vezes e dormirão à noite toda pelo menos uma vez na vida. Eles ouvirão música em alto volume por 3.824 vezes e alugarão um veículo outras 35 vezes.
Beijos e sexo
No carro os brasileiros darão 3.161 beijos (na boca e no rosto) e farão sexo duas vezes –a média europeia é de quatro vezes, sendo que somente os italianos o farão oito vezes. A pesquisa foi realizada entre dezembro de 2016 e janeiro de 2017 com uma amostragem de 501 pessoas, incluindo motoristas e passageiros, com idades a partir de 15 anos, em todos os Estados.
Além de mapear os comportamentos humanos em relação aos carros, a marca francesa criou filmes curtos que mostram como os veículos, as tecnologias e os serviços da Citroën permitem aproveitar melhor a vida a bordo. Essa campanha foi lançada simultaneamente na Bélgica, Espanha, França, Itália e Portugal, antes desta segunda onda lançada a partir de janeiro de 2017 incluindo outros países europeus, China e América Latina.
Transformação da marca
“Com ela, damos continuidade à transformação da marca, que hoje está mais próxima de seus clientes, oferecendo tecnologias e serviços adequados às suas necessidades”, afirma Paulo Solti, diretor-geral da Citroën do Brasil.
“Queremos conhecer melhor a relação das pessoas com o automóvel, suas experiências e o que pensam dentro do carro. Um passo importante, já que somos uma marca inspirada e a serviço de nossos clientes”, diz Nuno Coutinho, diretor de marketing da empresa. Com base nos dados da pesquisa, a agência Havas desenvolveu a campanha para o mercado local.
Dados culturais
Ao comparar os dados da pesquisa no Brasil com os de outros países e regiões, vemos claramente traços culturais e comportamentais. Por exemplo, o brasileiro é mais emotivo e emocional (basta ver quantas vezes chorou ou cantou dentro do carro em relação às outras pesquisas), tem maior percepção de corrupção (vide quantas vezes pensou estar sendo enganado em uma oficina) e faz do carro uma extensão da casa (maquiou-se, barbeou-se ou penteou-se).
Confira alguns resultados da pesquisa global
Ao longo da vida…
…quanto tempo você passa no carro?
Brasil: 4 anos e 11 meses
Argentina: 4 anos e 3 meses
Europa: 4 anos e 1 mês
Japão: 2 anos e 5 meses
China: 3 anos e 1 mês
…quantas vezes cantou no carro?
Brasil: 5.231
Argentina: 4.518
Europa: 3.917
Japão: 1.015
China: 1.939
…quantas vezes beijou alguém (na boca ou na bochecha)?
Brasil: 3.161
Argentina: 3.296
Europa: 2.432
Japão: 99
China: 847
…quantas vezes maquiou-se, barbeou-se ou penteou-se?
Brasil: 1.138
Argentina: 762
Europa: 1.234
Japão: 246
China: 1.745
…chorou?
Brasil: 100
Argentina: 74
Europa: 59
Japão: 10
China: 29
…pensou que uma oficina estava tentando lhe enganar?
Brasil: 4,4
Argentina: 3,4
Europa: 3,17
Japão: 0,2
China: 0,7
…fez sexo?
Brasil: 2
Argentina: 2,5
Europa: 4
Japão: 0,5
China: –
Fonte: CSA Research