>RIO DE JANEIRO (Reuters) – A Petrobras anunciou nesta sexta-feira redução média de 4,8 por cento do preço do diesel e de 5,4 por cento no preço da gasolina nas refinarias a partir do sábado.
Segundo a companhia, a decisão é explicada principalmente pelo efeito da valorização do real desde a última revisão de preços, pela redução no valor dos fretes marítimos e ajustes na competitividade da Petrobras no mercado interno.
Se o ajuste for repassado …
Se o ajuste for repassado e não houver alterações nas demais parcelas que compõem o preço ao consumidor final, o diesel pode cair 3 por cento ou cerca de 0,09 real por litro, em média, na bomba e a gasolina 2,3 por cento, ou 0,09 real por litro, em média, disse a Petrobras.
Entretanto, a empresa ressaltou que as revisões de valores feitas podem ou não se refletir no preço final ao consumidor, dependendo de repasses feitos por outros integrantes da cadeia, especialmente distribuidoras e postos revendedores.
A petroleira reafirmou sua política de preços
No comunicado, a petroleira reafirmou sua nova política de preços, anunciada em outubro, que revisa valores pelo menos uma vez a cada 30 dias. Segundo ela, a iniciativa “lhe dá a flexibilidade necessária para lidar com variáveis com alta volatilidade”.
Em seu último reajuste, a Petrobras reduziu o preço do diesel nas refinarias em 5,1 por cento e da gasolina em 1,4 por cento a partir de 27 de janeiro.
Desde que a nova política de preços da petroleira passou a vigorar, a Petrobras reduziu o preço do diesel quatro vezes e elevou duas. Já a gasolina teve quatro quedas e uma alta.
(Por Marta Nogueira)