Qualidade das estatísticas de mercado
Em workshop promovido pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis – ANP, liderado pela Superintendência de Distribuição e Logística – SDL, a agência apresentou uma nova tabela de produtos a serem informados pelos agentes regulados do setor de lubrificantes e os procedimentos de informação do Sistema SIMP. A ideia principal é obter uma estatística melhor do que está sendo comercializado, buscando uma racionalização das informações evitando dúvidas e retrabalho tanto dos agentes como da própria ANP.
O Diretor Daniel Maia abriu a reunião ressaltando a importância desse procedimento conjunto entre áreas da ANP, considerando o segmento de lubrificantes como um mercado maduro e sério, apresentando mais de 96% de conformidade de seus produtos e elencando os diversos programas já implantados pela ANP com a colaboração das empresas do mercado. Lembrou ainda que, apesar disso, a agência precisa continuar atenta à manutenção dessa qualidade, por meio de melhorias das informações que são obtidas dos agentes regulados e sua divulgação.
Foi mencionada ainda que, analisando a produção de lubrificantes em fábricas de terceiros, a ANP verificou uma série de irregularidades que já levaram à punição de algumas empresas.
A tabela atual T-102 engloba cerca de 190 produtos relacionados a óleos e graxas lubrificantes, e a proposta é reduzir este número para algo como 40 códigos de produtos, por meio de agrupamento muitos produtos que são similares, como por exemplo, os óleos básicos de diversas fontes, mas que pertencem todos ao mesmo grupo API, ou sejam, grupos I, II e III.
O cronograma de implantação da nova tabela coloca, já a partir de maio deste ano, a nova tabela disponível para os agentes regulados para que façam as adaptações necessárias aos sistemas de informação.
A nova tabela deverá ser utilizada a partir do mês de outubro/2024, quando as empresas já terão realizado operações usando os novos códigos.
A partir do envio do SIMP-ANP do mês 10/2024 a ser realizado em novembro deste ano, os agentes regulados, principalmente produtores, agentes de comércio exterior, rerrefinadores e coletores, já informarão suas operações com os novos códigos.
De acordo com o Superintendente da SDL, Diogo Valério, o workshop recebeu em determinado momento mais de 300 pessoas, mostrando o interesse do mercado e a disposição da ANP na melhoria dos seus processos. “O objetivo desse workshop é o nosso desejo de melhorar e atender melhor a demanda dos agentes regulados com estatística de qualidade e redução do retrabalho, evitando problemas com a área ambiental, trazendo segurança e eficiência ao mercado e a sociedade brasileira”, disse Diogo.
A final das apresentações, foram esclarecidas muitas dúvidas dos agentes, que chegaram por meio de perguntas.
A gravação integral do workshop está disponível no canal de Youtube da ANP e pode ser assistida em https://www.youtube.com/watch?v=4TqSKTnHmE0