Revista Lubes em Foco – Edição 88

677
Português
Español/Castellano
English

Esta é a versão digital da Revista Lubes em Foco – edição 88

Página / page Artigo
4 ICONIC amplia sua infraestrutura e estreia no mercado de óleos básicos
Um dos projetos mais importantes da ICONIC, desde o início da sua operação em 2018, foi o projeto de consolidação das suas unidades produtivas no Rio de Janeiro. Com a conclusão desta primeira fase no ano passado, quando todo o processo de transferência entre plantas foi concluído, a unidade de Caxias passou a concentrar toda a fabricação e envase de lubrificantes da ICONIC, que conta ainda com uma terceira unidade produtiva em Osasco, voltada para produção de graxas e coolants.
9 PC-12 seguindo em frente
A introdução de novos regulamentos de emissões nos EUA está gerando mudanças significativas no motor a diesel de serviço pesado e no hardware de pós-tratamento de escapamento. Isso levou os fabricantes de motores a solicitar API para uma nova categoria de desempenho de óleo de motor a diesel para serviço pesado, PC-12, para garantir que os lubrificantes continuem a fornecer proteção de hardware suficiente. David Brass, consultor líder da Infineum Industry Liaison, fornece uma atualização sobre o progresso do PC-12 e explora os desafios que podem ser esperados.
16 O papel do rerrefino em um ambiente sustentável
O papel do óleo usado no mercado evoluiu nas últimas décadas, tanto regional quanto globalmente. Novas tecnologias de processamento combinadas com melhorias contínuas na qualidade da matéria-prima criaram a oportunidade para o óleo usado se tornar uma ótima fonte para produzir óleos básicos de qualidade premium. Atualmente, as empresas estão produzindo óleos básicos rerrefinados que se alinham com os requisitos das qualidades do Grupo I, Grupo II e, mais recentemente, do Grupo III. Eles agora são capazes de formular óleos de motor de baixo grau SAE e comercializados como semi e totalmente sintéticos.
24 Análise de óleos em uso
As duas principais causas de falhas em equipamentos são falhas na operação e na manutenção. No universo da manutenção, existem os principais tipos descritos no artigo. A análise de óleos em uso é uma ferramenta que consiste na coleta periódica de amostras do lubrificante e avaliação de suas propriedades em ensaios normatizados de laboratório.