Reciclagem de óleos usados
Reciclagem de óleos usados – Em um esforço para reduzir a dependência de óleos básicos virgens e reduzir as emissões de gases de efeito estufa, o governo japonês contratou a Japan Lubricating Oil Society (JALOS) para realizar um estudo sobre a reciclagem de óleos usados e como incentivar o rerrefino.
O estudo foi feito de 1º de abril de 2021 a 31 de março de 2022, e “um relatório sobre o estudo será divulgado mais tarde”, disse um funcionário de JALOS ao Lube Report.
O relatório da JALOS incluirá entrevistas, resultados de pesquisas e análise de medidas tomadas por empresas de lubrificantes no Japão para reduzir as pegadas de carbono. Também discutirá como as empresas europeias de lubrificantes obtêm diferentes tipos de óleos básicos – incluindo óleos minerais virgens e óleos básicos rerrefinados, práticas atuais de rerrefino de óleos usados e a mais recente tecnologia para reciclagem.
Como parte do estudo, a JALOS analisou a viscosidade, viscosidade cinemática, composição e teor de enxofre de cerca de 13 tipos de óleo básico rerrefinado produzidos fora do Japão e comparou com dois tipos de óleo básico virgem ou óleos básicos derivados de petróleo bruto. A associação não divulgou mais detalhes.
Atualmente, o Japão não produz óleos básicos rerrefinados. O país gera cerca de 1,68 milhão de quilolitros (1,5 milhão de toneladas) por ano de lubrificantes usados, dos quais cerca de 600 mil kL são coletados e usados como combustível, liberando cerca de 1,65 milhão de toneladas de dióxido de carbono, segundo a associação.
No ano passado, o governo encomendou à JALOS um estudo sobre “Diversificação de matérias-primas para garantir o fornecimento estável de lubrificantes”. Sua diretiva concluiu que “nos Estados Unidos, aproximadamente 3,6 milhões de kL de lubrificantes usados são coletados anualmente e 940.000 kL são rerrefinados e usados como óleo básico reciclado. Este rerrefino é realizado em 13 plantas pertencentes a 12 empresas. Com cerca de 600.000 kL de lubrificantes usados coletados anualmente no Japão, a produção de óleo básico reciclado a partir de lubrificantes usados pode ser um negócio viável no Japão.”
No entanto, listou três principais desafios para a reciclagem de lubrificantes no Japão:
– falta de processos de reciclagem ecologicamente corretos;
– ceticismo do consumidor sobre lubrificantes reciclados;
– falta de regulamentação de apoio e incentivo do governo.
“Os lubrificantes são usados em vários campos mecânicos, como automóveis e máquinas-ferramentas, e são essenciais para sustentar a base industrial do nosso país”, diz a diretiva. “O óleo básico utilizado na produção desses lubrificantes é produzido principalmente a partir do petróleo bruto. Nos últimos anos, com o aumento da tensão política no Oriente Médio, de onde o Japão importa cerca de 90% de seu petróleo bruto, juntamente com a disseminação global de infecções por coronavírus e outros, é necessário planejar a diversificação de óleos básicos para garantir um fornecimento constante de lubrificantes para o futuro.”
A criação de uma economia circular baseada na redução, reutilização e reciclagem de resíduos é um dos principais pilares da estratégia do Japão para reduzir as emissões de carbono e atingir sua meta de carbono neutro até 2050. Em 1999, o Japão anunciou sua Visão de Economia Circular com leis e políticas industriais medidas específicas, incluindo a Lei de Reciclagem de Veículos em Fim de Vida, introduzida em 2002, ao abrigo da qual os fabricantes e importadores são obrigados a recolher e reciclar os veículos.