Shell adia fechamento da planta de óleo básico do Grupo I em Cingapura

169
Português
Español/Castellano
English
Shell Singapore
Foto cortesia da Shell

Shell Singapore

A Shell Singapore, que anunciou em dezembro de 2020 que fechará sua planta de óleo base do Grupo I em Pulau Bukom, disse que estenderá sua operação, “impulsionada pela intenção da empresa de salvaguardar a segurança do fornecimento para seus clientes em um ambiente de mercado com aumento da interrupção do fornecimento. riscos.”

O porta-voz da Shell acrescentou que “a planta de óleo básico do Grupo II está aguardando a decisão final de investimento e compartilharemos mais detalhes no devido tempo”.

Os óleos básicos do Grupo II são mais refinados do que os do Grupo I. Os óleos básicos do Grupo II são produzidos usando um processo de hidrotratamento para substituir o processo tradicional de refino com solvente usado na produção dos óleos básicos do Grupo I.

A principal diferença entre os básicos do Grupo I e do Grupo II é o teor de enxofre e os saturados. Duas características principais dos óleos básicos do Grupo I são que eles são compostos por menos de 90% de saturados e/ou mais de 0,03% de enxofre. Já os óleos básicos do Grupo II devem conter mais de 90% de saturados e menos de 0,03% de enxofre.

A maior porcentagem de saturados confere a esses lubrificantes melhores propriedades antioxidantes do que os óleos básicos do Grupo I. Muitas formulações de lubrificantes acabados mudaram do Grupo I para os Grupos II e III devido às propriedades superiores e competitividade de custos deste último.

O porta-voz da Shell explicou ainda que o Pulau Bukom Manufacturing Site em Cingapura é “um centro estratégico para as operações de lubrificantes da Shell”.

O anúncio anterior da empresa de encerrar as operações de sua planta de óleo básico do Grupo I a partir de julho de 2022 foi impulsionado pela “intenção da Shell de aumentar a competitividade de seus negócios de lubrificantes, o equilíbrio da demanda de fornecimento de óleos básicos e o declínio global geral na demanda de óleo básico do Grupo I”.

A refinaria de óleo base Pulau Bukom Group I tem uma capacidade de 360.000 toneladas por ano. A Shell planejava reduzir a capacidade de refino de combustível de Pulau Bukom pela metade, para 250.000 barris por dia (bpd), como parte de sua mudança para alternativas de combustível de baixo carbono, após seu desligamento.

Em novembro de 2020, a Shell Singapore anunciou um plano de 10 anos sobre como a empresa poderia fazer investimentos significativos em pessoas, ativos e capacidades para redirecionar seu negócio principal e reduzir suas próprias emissões de CO2 em cerca de um terço em uma década.

O anúncio se baseia na ambição abrangente da Shell de ser um negócio de energia com emissões líquidas zero até 2050 ou antes, em sintonia com a sociedade e com os clientes.