Mercado de Lubrificantes reage
Mercado de Lubrificantes reage – Após um início de ano com pouca energia, o Mercado Brasileiro de Lubrificantes apresentou uma reação no mês de fevereiro, com um aumento de 5,9% em relação ao mês de janeiro, porém, ainda abaixo do mesmo período de 2021 em 2,1%, quando o mercado bateu recorde de vendas para o mês de fevereiro.
O volume total comercializado nos dois primeiros meses do ano está em 203.205 m3. A disputa pela liderança continua acirrada entre Vibra Energia e Iconic Lubrificantes.
Vibra Energia (Ex. BR Distribuidora) largou na frente em janeiro, e continua na liderança na soma dos dois primeiros meses de 2022, com um percentual total de 17,4%. A Iconic Lubrificantes ensaiou uma boa recuperação, liderando o mês de fevereiro, após um início abaixo de sua média anual, ficando em segundo lugar no total do bimestre com 16,1% de participação.
Seguindo as líderes, aparece a Moove com 14,8%, a Shell com 10,8% e Petronas com 8,4%.
O segmento que mais contribuiu para esse crescimento de fevereiro foi o de transmissões e sistemas hidráulicos, com uma alta de 9,3% e o segundo maior volume em todos os segmentos de lubrificantes, perdendo apenas para os óleos do ciclo Otto.
O segmento automotivo contribuiu significativamente também, uma vez que trabalha com altos volumes, com os óleos para motores do ciclo Otto, subindo 5,7% e os do ciclo Diesel com alta de 5,0%, ambos em relação a janeiro deste ano.