Sistema de direção autônoma
A Tesla finalmente lançou a atualização de software para seu sistema de computador de bordo, o Full Self-Driving. Trata-se da versão beta 9. O programa ainda é um protótipo para testes, portanto só circula entre funcionários da Tesla que recebem permissão para o acesso, o que totaliza cerca de duas mil pessoas.
O Full Self-Driving é um sistema que tem o objetivo de tornar os Tesla cada vez mais autônomos. Ele processa as informações recebidas pelas câmeras do carro e opera a direção do veículo de acordo, evitando colisões ou manobras erradas. A maior novidade dessa atualização é o “Tesla Vision” (antes chamada de ”mente do carro”), um recurso que centraliza as informações em uma visão 3D no monitor do automóvel.
Funcionários que estão testando o sistema já reportam as mudanças, como a precisão do sistema em detectar luzes traseiras do carro à frente.
Nas notas para os usuários, a Tesla deixou claro que o Full Self-Driving ainda não pode ser usado como um piloto automático e que é preciso ficar alerta:
“O Full Self-Driving está em beta com acesso prévio limitado e deve ser usado com precaução extra. Ele pode fazer a coisa errada na pior hora, então você precisa manter as mãos no volante o todo o tempo e prestar atenção redobrada à estrada. Não seja complacente”, reforça o CEO. |
E prossegue: “Quando o FSD está ativado, seu veículo irá fazer mudanças de pista para fora da estrada, escolher bifurcações para seguir sua rota, navegar perto de outro veículos e objetos e fazer conversões à direita e à esquerda. Use o FSD em beta limitado apenas se você for prestar atenção constante à estrada e estiver preparado para agir imediatamente, especialmente ao virar em pontos cegos, ao atravessar cruzamentos e em pontos de via estreita”.
Veja o vídeo de um usuário do YouTube que já está testando o FSD beta 9: