Europa – Dieselgate
O Grupo Volkswagen conseguiu aprovação da KBA, autoridade alemã para o setor de transporte, para reparar os veículos a diesel com controle de emissões adulterado vendidos na região. A decisão do órgão vale para os 28 países do bloco europeu, onde foi licenciada a maior parte dos 11 milhões de veículos envolvidos no dieselgate globalmente. A companhia estima que será preciso consertar 9 milhões de carros na região das marcas Volkswagen, Audi, Skoda e Seat.
Cada uma das empresas vai comunicar seus consumidores para que eles levem os automóveis às concessionárias para fazer o reparo sem custo algum. comunicado distribuído pela companhia na quinta-feira, 22, aponta que as adaptações não terão impacto negativo sobre o consumo de combustível, na performance ou no nível de ruído dos propulsores.
A medida só vale para os carros vendidos na Europa. A companhia negociou outros termos nos Estados Unidos e no Canadá. Nestes mercados, além de reparar os carros para que as emissões de poluentes enfim fiquem dentro do permitido por lei, a empresa oferecer aos consumidores a opção de recomprar os veículos. Em qualquer uma das situações o Grupo Volkswagen paga ainda uma multa aos clientes prejudicados pelo problema.
Na Europa, no entanto, a montadora se recusou a oferecer acordo equivalente apesar da forte pressão das autoridades. A companhia argumenta que o problema não causou nenhuma perda financeira aos consumidores.