Internet dos veículos impacta cadeia de suprimentos de lubrificantes

355

internet dos veículos

De Internet das Coisas para Internet do Veículos

Um número crescente de veículos na China está equipado para transmitir informações sobre suas operações pela Internet, e isso deve impactar a cadeia de suprimentos de lubrificantes, disse recentemente um analista do setor.

A internet dos veículos (IoV) mudará o compartilhamento de informações sobre manutenção automotiva, incluindo trocas de óleo, de acordo com a YCP Solidiance, uma consultoria de negócios focada na Ásia.

China é o mercado mais importante de IoV

“A China registra aproximadamente 17,8 milhões de usuários de Internet dos veículos em 2017 e está se tornando o mercado mais importante do mundo”, disse a empresa em um relatório recente, “O futuro da mobilidade na China”. “A taxa de penetração de IoV deverá aumentar de 8,3% em 2017 para cerca de 22% até 2020”.

Oficinas independentes podem sofrer

“Esses dados [de troca de óleo] são obtidos pelos [fabricantes de equipamentos originais] e pelos prestadores de serviços de equipamentos terminais de veículos e geralmente são compartilhados apenas com revendedores de automóveis ou lojas 4S – o que não é uma boa notícia para oficinas independentes, pois os dados podem ser valiosos para o carro reparos e manutenção ”, disse Nicholas Pechet, sócio sênior e chefe da Grande China da YCP Solidiance, ao Lube Report.

Ele disse que plataformas chinesas de comércio eletrônico como a JD estão se expandindo no mercado de Internet dos veículos com “poder de barganha substancial”. Embora as empresas de lubrificantes possam obter ganhos através de colaborações com essas plataformas, as oficinas independentes precisarão formar alianças com os OEMs e fazer parte do canal de reparo e manutenção do fabricante.

Sistema avisa e oferece opções

Ele descreveu como o cenário de consumo futuro pode se desenrolar. “O sistema IoV envia um sinal quando um veículo está ficando sem óleo e coloca algumas opções de produtos de óleo no aplicativo, permitindo que o proprietário faça o pedido on-line”, disse Pechet. “Como alternativa, ele poderia exibir oficinas próximas, que fazem parte da rede de manutenção dos OEMs.

“Os fabricantes de automóveis terão informações em primeira mão sobre as condições do veículo e podem optar por compartilhar [essas informações] com fornecedores e oficinas. Oficinas mais independentes e fornecedores de produtos pós-mercado se juntarão ao sistema de manutenção do OEM para atrair mais clientes ”, acrescentou. O relatório diz que mais de 70% dos veículos novos na China, Rússia, Europa Ocidental e América do Norte estão agora equipados com interfaces da Internet.