Amsterdã proibirá veículos a gasolina e diesel até 2030

412
veículos a gasolina
As autoridades dizem que a poluição diminui a expectativa de vida dos habitantes de Amsterdã em um ano. Foto: Alamy

Veículos a gasolina ou diesel, como carros e motocicletas e serão proibidos de circular em Amsterdã, a partir de 2030.

O conselho da cidade planeja iniciar a mudança como parte de um esforço para limpar a poluição do ar, que as autoridades culpam por encurtar a expectativa de vida dos habitantes de Amsterdã em um ano.

“A poluição costuma ser um assassino silencioso e é um dos maiores riscos à saúde em Amsterdã”, disse a conselheira responsável pelo trânsito da cidade, Sharon Dijksma, anunciando a decisão do município.

A partir do próximo ano, carros a diesel com 15 anos ou mais serão proibidos de entrar na rodovia A10 em torno da capital holandesa.

Ônibus públicos e ônibus que emitem fumaça de escapamento não entrarão mais no centro da cidade a partir de 2022. Até 2025, a proibição será estendida às embarcações de recreio em suas águas, ciclomotores e ciclomotores leves.

Todo o tráfego dentro da área construída deve ser livre de emissões até 2030, no âmbito do plano de ação de ar limpo.

Cidade quer moradores substituindo veículos a gasolina e diesel 

A cidade planeja encorajar seus moradores a mudar para carros elétricos e a hidrogênio, oferecendo estações de carregamento para todos os compradores de tais veículos. Espera-se que o mercado de carros elétricos de segunda mão floresça nos próximos anos.

Terá de haver 16.000 a 23.000 estações de carregamento até 2025 para tornar o projeto viável – a partir dos atuais 3.000 na cidade.

Em grande parte devido ao tráfego pesado nas cidades de Amsterdã, Maastricht e Roterdã, a poluição do ar na Holanda é pior do que as regras europeias permitem. Há preocupações de que os níveis de dióxido de nitrogênio e emissões de materiais particulados estejam causando doenças respiratórias.

Mas a Associação RAI, o grupo de lobby da indústria automotiva, condenou o plano como bizarro e regressivo. Um porta-voz disse: “Muitas dezenas de milhares de famílias que não têm dinheiro para um carro elétrico logo serão deixadas de fora. Isso faz de Amsterdã uma cidade dos ricos.

“Em 2030, cerca de um terço dos carros serão elétricos, mas também haverá muitas pessoas que não conseguirão pagar isso até então.”

Em janeiro de 2018, o conselho holandês de saúde pediu ao governo que elaborasse uma estratégia ambiciosa para melhorar a qualidade do ar na Holanda, alertando que o “manto de poluição” causaria grandes problemas de saúde no país.

Governos em todo o mundo estão se movendo

Autoridades municipais e governos em todo o mundo estão se movendo para tirar de suas ruas os carros que produzem emissões de gases do efeito estufa.

No ano passado, Madri começou a restringir o acesso a veículos a gasolina fabricados antes de 2000 e a veículos a diesel fabricados antes de 2006. Roma prometeu banir os veículos a diesel do centro da cidade até 2024.

O governo dinamarquês disse que quer proibir a venda de novos carros a gasolina e diesel a partir de 2030 e veículos híbridos a partir de 2035.