Um grupo composto de grandes fabricantes de veículos chineses e gigantes de energia está trabalhando na primeira especificação de lubrificantes da China para motores de caminhões a diesel.
Chamado de Aliança para o Desenvolvimento de Especificação de Lubrificantes da China, o grupo é liderado pela academia de motores a gasolina da China. Os membros incluem as estatais CNPC e a Sinopec, e cinco grandes fabricantes chinesas de caminhões a diesel. A aliança tem como objetivo introduzir as especificações chinesas para testes de bancada de motores em 2019, e para óleos de motores a diesel em 2020, disse Yang Guofeng, Vice-Diretor do Instituto de Pesquisa e Desenvolvimento de Óleos Lubrificantes da CNPC .
“O trabalho de preparação levou cerca de um ano e agora temos quase tudo pronto. Tenho certeza de que o projeto avançará sem problemas”, disse Yang.
O trabalho de preparação consistiu principalmente na obtenção de motores de caminhões a diesel. Até agora, a aliança recebeu motores de quatro empresas associadas : WP13s da Weichai Power, 6DM3s da FAW Group, DC11s da Dongfeng Motor e ISG12s da Foton Cummins.
Outro membro, a JAC Motor, deu um passo adiante. Em vez de fornecer motores, trabalhou com a CNPC durante todo o processo de pesquisa e desenvolvimento de novos motores de caminhões a diesel, na esperança de desenvolver óleos que possam melhorar a eficiência e a economia de combustível.
Os cinco OEMs dominam o mercado de veículos movidos a diesel da China,.
De acordo com o Dr. Yang, os cinco OEMs dominam o mercado de veículos movidos a diesel da China. “Os motores são a chave para testes em bancada. Como você pode ver, a capacidade da China de desenvolver seus próprios motores a diesel está madura o suficiente. É por isso que decidimos começar com óleos para motores diesel ”, disse o Dr. Yang.
Ele observou que uma das principais razões para a criação de padrões de óleo para motores chineses é que os padrões ocidentais usados na China, nas últimas duas décadas, simplesmente não se encaixam nas condições atuais do país.
Yang citou aditivos como exemplo. Os óleos para motores de caminhões a diesel nos Estados Unidos concentram-se em cinzas baixas, mas na China antioxidantes e detergentes devem ter prioridade.
Consistência é outro problema. A China adotou as especificações do óleo de motor do American Petroleum Institute e as normas da União Europeia sobre os requisitos de emissões de veículos.
“Não faz nenhum sentido. Os dois padrões devem ser combinados em um”, disse ele. Motores de caminhões a diesel chineses são na verdade, muito mais parecidos com aqueles usados na Europa do que nos EUA, ele acrescentou.
A economia de custos é outro motivo para desenvolver o próprio padrão da China. Em média, uma empresa de lubrificantes chinesa precisa pagar cerca de 10 milhões de ienes (US $ 1,6 milhão), para concluir todos os testes de bancada exigidos pelas especificações de óleo API, que incluem mais de 10 testes de motores, alguns dos quais nem sequer usados na China. Em contraste, Yang disse que pode custar apenas 4 milhões de ienes para passar pelos cinco testes de motores necessários para o padrão chinês.
Junto com o padrão da China, a aliança está trabalhando para estabelecer um laboratório independente, que possa monitorar testes e certificar óleos que passem nos mesmos.
“Esta certificação será algo como uma certificação API, que dará crédito a todos os lubrificantes vendidos na China”, disse Yang.
Inicialmente, a aliança queria atender somente às empresas chinesas mas, desde então, tem atraído instituições estrangeiras e multinacionais que querem ter certeza de que entendem o processo de certificação do laboratório na China – incluindo o SwRI, Afton Chemical e Total – como seus membros.
“É bom que as partes estrangeiras se juntem a nós, porque podem contribuir com seus conhecimentos e experiências para os padrões. Em troca, eles obterão informações em primeira mão, sobre como produzir lubrificantes que atenderão mais ao mercado da China ”, disse Yang.