A ANP autuou e interditou três postos em São Paulo por venda de combustíveis com problemas de qualidade durante força-tarefa realizada de 18 a 20/10. Além dos três interditados, que vendiam tanto gasolina quanto etanol fora dos padrões, outros seis estabelecimentos receberam autos de infração.
Três romperam o lacre colocado em fiscalizações anteriores e funcionavam irregularmente, outros dois ostentavam marca de distribuidora apesar de serem “bandeira branca” (sem vinculação) e houve ainda um posto autuado por não funcionar no horário mínimo exigido pela legislação.
ANP e Governo do Estado de São Paulo
Também participaram da força-tarefa o Governo do Estado de São Paulo, através da Secretaria de Justiça e Cidadania, além da Secretaria da Fazenda (Sefaz/SP), Instituto de Pesos e Medidas (Ipem/SP), Procon/SP, Polícia Civil (DPPC/Divisão de Crimes contra o Consumidor) e Prefeitura Municipal de São Paulo. Foram fiscalizados ao todo 22 revendedores.
A Prefeitura de São Paulo colocou blocos de concreto para impedir a entrada de veículos em dois postos que estavam operando mesmo sem autorização da ANP e com inscrição estadual cassada. O Ipem retirou placas de circuitos de diversas bombas por suspeita de que estivessem com dispositivo para fraudar a quantidade de combustível entregue ao consumidor.