A estatal chinesa CNPC começou a fornecer uma variedade de produtos relacionados com lubrificantes, incluindo aditivos, com o objetivo de ganhar novos clientes e lutar por participação de mercado. A empresa introduziu uma série de aditivos da marca Kunlun , incluindo 10 componentes únicos e 40 pacotes para óleos de motor, óleos marítimo e óleos industriais.
“A CNPC não vai vender apenas óleos”, disse Zhai Yuekui, vice-gerente geral da recém-criada unidade de aditivos da CNPC, ao Lube Report Asia em uma conferência de imprensa de 21 de setembro. “Pretendemos ser um fornecedor de soluções tecnológicas que abranjam óleos, aditivos, graxas e produtos de cuidados com carro.” A conferência de imprensa fazia parte da 18ª Exposição Internacional de Lubricantes e Tecnologia da China, conhecida como Inter Lubric.
O gigante estatal do petróleo produz aditivos para lubrificantes há mais de 50 anos, mas apenas estava usando sua produção internamente, até o mês passado. A CNPC introduziu uma série de aditivos da marca Kunlun, incluindo 10 componentes únicos e 40 pacotes, para óleos de motor, óleos marinhos e óleos industriais. Todos os aditivos oferecidos no mercado foram desenvolvidos recentemente em seus laboratórios em Dalian, província de Liaoning e Lanzhou, província de Gansu.
CNPC entra na briga com multinacionais de aditivos
Zhai disse que a unidade de aditivos da empresa possui duas missões urgentes. Primeiro, fortalecerá parcerias com produtores de aditivos chineses privados, para melhorar a qualidade dos componentes e adicionar mais variedades. Depois então, terá que aprender com as multinacionais as melhores práticas em marketing e comercialização.
“Nós podemos ser um retardatário no mercado de aditivos, mas estamos melhorando nossas tecnologias há décadas”, disse Zhai. “Estamos confiantes de que nossas tecnologias são competitivas o suficiente para rivalizar com as multinacionais, e o estabelecimento da unidade de aditivos significa que estamos prontos para enfrentar quaisquer desafios. Kunlun pretende ser o principal fornecedor de aditivos na China e, eventualmente, no mercado global”.
Dado o quão competitivo é o mercado, alguns podem considerar esse objetivo excessivamente otimista. Além das multinacionais que dominam o mercado, um punhado de produtores chineses privados, como Sino Ruifeng, em Xinxiang, e Kangtai Lubricant Additives, em Jinzhou, estão funcionando bem e ganhando participação no mercado.
Graxas de alta qualidade
A CNPC também lançou recentemente graxas no mercado, apresentando na conferência duas graxas desenvolvidas para aplicações de robótica, como caixas de velocidades RV e engrenagens de transmissão harmônica.
O seu produto RV00 passou por um ano de testes supervisionados pela Siasun Robot & Automation Co., um fabricante estatal de robôs em Shenyang. Sua graxa DG2 atende a parâmetros-chave de desempenho do fabricante de engrenagens de transmissão harmônica feitas na China, nos testes anti-fricção, baixo nível de ruído e estabilidade.
“Os testes provaram que as duas graxas têm a mesma qualidade daqueles de nossos rivais multinacionais, o que significa que é hora de os fabricantes chineses de robôs substituírem as graxas importadas por graxa chinesa”, disse Feng Legang, chefe da unidade de graxa, no encontro com a imprensa.
Feng disse ainda que as graxas Kunlun da CNPC agora detêm quase 10% do mercado, ou 35 mil toneladas métricas por ano – um salto de menos de 3%, em 2008. “À medida que o setor industrial da China se move em direção a graxas “verde”, de valor agregado e de alta tecnologia, produtos de alta qualidade como as graxas Kulun verão grandes oportunidades para crescer “.
Como muitas outras empresas estatais, a CNPC também se beneficiará muito da Iniciativa chinesa denominada “One Belt and One Road”, que visa conectar a China a mais rotas comerciais nos países em desenvolvimento na Ásia Central, Sudeste Asiático e África por meio de projetos de infraestrutura. “Os óleos lubrificantes e as graxas Kunlun irão de mãos dadas com os fabricantes de máquinas chinesas para ajudar a modernizar os países”, disse Feng.
Empresas chinesas alteram estratégias
Algumas das outras empresas de petróleo estatais da China também alteraram recentemente suas estratégias em busca de mais participação no mercado. Por exemplo, para aumentar a consciência da marca, a Sinopec já não comercializará óleos básicos usando identificadores como a localização da instalação onde foram produzidos, como Maoming ou Yanshan. Em vez disso, todos os seus óleos básicos serão vendidos sob a marca Sinopec.
A empresa também continuará a usar sua operação em Cingapura para vender óleos básicos da marca Sinopec para clientes em todo o mundo. “Esperamos que tal mudança aumente a influência da nossa marca no mercado global”, disse Zeng Haiying, gerente geral da unidade de óleos básicos da Sinopec, em uma conferência sobre óleos básicos, realizada em setembro em Xiamen na província de Fujian.
As estratégias ajudarão as empresas a competir com um grupo de multinacionais que cresceram continuamente na China ao longo da última década, disse Kong Jingyuan, diretor do Instituto PetroChina de Planejamento e Engenharia da CNPC, no evento em Xiamen.
“A participação combinada do Sinopec e da CNPC no setor de lubrificantes, por exemplo, caiu para menos de 40% em 2016, vinda de 53% em 2001″, disse Kong, afirmando que, ao contrário, a Shell sozinha poderia deter tanto quanto cerca de 30% o mercado. “É hora de as companhias petrolíferas nacionais chinesas reverem suas estratégias e fazerem novos planos”, concluiu Kong.