Mercado Brasileiro de Lubrificantes
Mercado Brasileiro de Lubrificantes – Pesquisa mostra que o mercado brasileiro de lubrificantes apresentou em 2023 um aumento de volume significativo, atingindo um total de 1,497 milhão de metros cúbicos, o que corresponde a um avanço de 6,9% em relação ao ano de 2022. O estudo realizado pela revista Lubes em Foco levou em consideração os números das grandes empresas do segmento somados às estimativas bastante realísticas do desempenho das principais pequenas e médias empresas do setor.
Indústria automotiva foi destaque
Segundo dados divulgados pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores – ANFFAVEA, a despeito de uma produção menor em 1,9%, no ano de 2023, a indústria automobilística, principal fator de impacto no mercado de lubrificantes, terminou o período com um aumento nas vendas de carros novos de 9,7% em relação ao ano anterior, motivado principalmente por incentivos dados por medidas provisórias com incentivos fiscais e melhoria do crédito ao mercado consumidor.
As vendas de veículos em 2023, atingiram um total de 2,3 milhões de unidades emplacadas contra 2,1 milhões em 2022.
A ANFAVEA trabalha com uma projeção de crescimento das vendas de 6,1% para o ano de 2024, apontando um aumento também para a produção nesse mesmo patamar.
Mercado Brasileiro de Lubrificantes – Market share
A pesquisa Lubes em Foco avaliou o desempenho das TOP 10 distribuidoras de lubrificantes, apontando a Iconic Lubrificantes (Chevron + Ipiranga) como líder do mercado, com uma participação de mercado de 17,7%, seguida de Cosan Lubrificantes/Moove, distribuidora dos produtos da Mobil, com16,9%, a Vibra Energia, com os produtos Lubrax e uma participação de 15,9%, a Raízen com os produtos Shell, com 11,7% e a Petronas, fechando a lista das TOP 5.
Na sequência, aparecem as empresas Ultrax (1,9%), YPF (1,8%), Castrol (1,6%), Lucheti (1,3%) e Teclub (1,2%) fechando o grupo das 10 maiores.
ANP se prepara para retomar o controle dos números publicados
Em entrevista exclusiva à Lubes em Foco, o Superintendente da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis, Diogo Valério, que está à frente da Superintendência de Distribuição e Logística – SDL, informou que a agência está revisando muitos procedimentos e até metodologia para melhorar o Sistema de Informações de Movimentações de Produtos – SIMP.
De acordo com Diogo Valério, a intenção da ANP é realizar um workshop com o mercado, ainda este mês, para trocar experiências e apresentar uma nova tabela de produtos, a fim de facilitar o processo e mitigar possíveis enganos que possam causar distorções nos números finais. “A mudança de metodologia deverá auxiliar as empresas no fornecimento das informações que irão alimentar o sistema”, comentou Diogo.
Durante a reunião da entrevista, a ANP deixou claro que está atenta aos problemas e desafios existentes nas relações com os agentes econômicos do setor e que está disposta a dar os passos necessários para aumentar a eficiência e a moralização do mercado brasileiro de lubrificantes.
O diretor da revista Lubes em Foco, Pedro Nelson Belmiro, reiterou a importância da ANP no processo de amadurecimento do mercado e aproveitou a oportunidade para acertar com o Superintendente Diogo Valério para uma palestra sobre esse assunto, no XIV Encontro Internacional com o Mercado, que será realizado nos dias 2 e 3 de julho deste ano.
Um resumo mais completo do mercado de lubrificantes com informações detalhadas sobre os mercados de óleos básicos e rerrefinados será publicado na próxima edição da revista Lubes em Foco este mês.