Mercado brasileiro de lubrificantes 2022
Mercado brasileiro de lubrificantes 2022 – Ao fechar os últimos números do mês de dezembro de 2022 do mercado brasileiro de lubrificantes, a revista Lubes em Foco constatou uma queda de 5,24% no volume de vendas, com relação ao ano anterior. Esse número isoladamente pode trazer uma certa apreensão e quem sabe algum pessimismo sobre a evolução desse mercado, entretanto, quando se olha o volume total de 1,4 milhão de metros cúbicos, percebe-se que ele é simplesmente o quarto maior volume da história do mercado brasileiro. Então, a análise precisou ser estendida para uma melhor compreensão do leitor, uma vez que o ano de 2021 representou uma retomada de vendas, após dois anos de pandemia, atingindo um volume de 1,477 milhão de m3, ficando muito perto dos dois anos de recordes históricos alcançados que foram em 2013, quando ocorreu um incentivo extraordinário à indústria automobilística, e em 2014 ainda com os reflexos do ano anterior. Dessa forma, podemos concluir que a queda apresentada em 2023 não chega a ser tão preocupante, porém mostra que o mercado ainda tem espaço para crescer mais.
A participação de mercado das empresas obedeceu à tendência dos últimos anos, com a Iconic Lubrificantes mantendo a liderança com 17,45%, seguida de Vibra Energia com 16,18%, vindo em terceiro a Moove/Cosan Lubrificantes com 15,15%, a Neolubes/Shell com 11,42% e Petronas com 8,64% completando o TOP 5 das empresas. Em seguida, aparecem a Quaker com 1,78%, a YPF com 1,68%, a Lwart com 1,64%, a Energis 8 com 1,62%, e a Castrol com 1,36% fechando a lista TOP 10.
Clique na imagem abaixo e leia a versão completa do artigo “O mercado brasileiro de lubrificantes em 2022” na revista digital “LUBES EM FOCO – edição 87” :