Sony Honda Mobility
A Sony Honda Mobility, joint venture que une a empresa de eletrônicos e a montadora japonesas, já definiu uma data para o lançamento de seu primeiro carro elétrico por assinatura. O modelo chegará ao mercado em 2026, inicialmente nos Estados Unidos e Japão.
Segundo as companhias, o EV terá posicionamento “premium”, com a promessa de um novo sistema de software desenvolvido pela Sony, que abre caminho para receitas recorrentes de entretenimento e outros serviços cobrados mensalmente.
Informações sobre preço, autonomia de bateria e plataforma do novo carro ainda não foram divulgadas. Representantes da joint venture afirmam que o veículo deverá funcionar “como um smartphone”.
Serviços de entretenimento e direção autônoma
A Sony fornecerá o sistema de software, com os controladores de bordo e serviços que conectam o carro elétrico ao sistema de entretenimento e pagamento, além de um conjunto de automação, com Nível 3 de direção autônoma limitada, que possibilitará ao motorista dirigir sem observar a estrada ou manusear o volante.
“Como a tecnologia de direção segura continuará a evoluir e a quantidade de concentração necessária para dirigir será reduzida, devemos considerar novas maneiras de aproveitar e passar o tempo no espaço da cabine como um todo”, afirmou Izumi Kawanishi, presidente e executivo da Sony Honda Mobility.
A Honda, por sua vez, decidirá a plataforma que o EV usará e o fornecedor da bateria. O modelo ainda não foi nomeado e será fabricado pela montadora em Ohio (EUA) – a japonesa tem parceria com a General Motors para desenvlvimento de baterias e carros elétricos.
Sony e Honda ainda estudam o lançamento do novo carro na Europa após a entrega nos Estados Unidos e no Japão. Os pedidos serão abertos em 2025.