Motores Euro 6 chegam aos caminhões da Mercedes-Benz

Modelos da marca alemã entram em operação comercial a partir de janeiro de 2023

326

Mercedes com motor Euro 6

Mercedes com motor Euro 6

Mercedes com motor Euro 6 – A Mercedes-Benz apresentou na quarta-feira, 19, a sua gama de motores diesel Euro 6 que equipará todos os seus caminhões produzidos em São Bernardo do Campo (SP) a partir de janeiro de 2023. O conjunto foi desenvolvido nos últimos anos pelas equipes de engenharia da montadora no Brasil, em Detroit, nos estados Unidos, e em Sttutgart, na Alemanha.

Segundo a montadora, o novo powertrain, batizado de Bluetec 6, foi projetado para reduzir em 80% as emissões de óxido de hidrogênio (NOx), em 50% as emissões de material particulado e, mais importante para o operador de transporte de carga: consome 8% menos combustível na comparação com o seu equivalente equipado com motor Euro 5.

“Na comparação com a linha Euro 5, os preços dos veículos Euro 6 serão maiores em 15% ou 20%”, adiantou Roberto Leoncini, vice-presidente de vendas.

Quais caminhões Mercedes receberão o motor Euro 6

O novo motor Euro 6 OM 471, de 530 cv, será aplicado nos modelos pesados Actros e Arocs, assim como a caixa PowerShift Advanced, que pode chegar a até 12 velocidades, dependendo da versão. O Actros 2023 também passou por alterações na MirrorCam, a câmera digital, que agora tem estrutura mais leve, e também novo conjunto de farois em LED. Esta modificação, inclusive, acompanha o novo Arocs.

A tecnologia Euro 6 também chegou aos demais modelos da oferta da Mercedes-Benz no mercado regional, o leve Accelo e o semipesado Atego.

A linha Accelo Euro 6 passa ter duas novas versões, as leves Accelo 817 e Accelo 1017, e a média Accelo 1317 6×2, equipados com o motor Mercedes OM 924 LA. Afora o motor, há novidades também em desenho e equipamentos. Luz diurna, espelhos auxiliares e assistente de partida em rampa integram o pacote de alterações.

No caso do Atego, o motor Euro 6 traz aumento de potência para os conjuntos OM 926 LA de 6 cilindros, oferecendo agora versões de 260 cv, 286 cv e 321 cv. Isso traz mudança de denominação para os modelos: 1733 (atual 1730), 2429 6×2 (atual 2426), 2433 6×2 (2430), 3033 8×2 (substitui o 3026 e o 3030 8×2). O motor OM 924 LA de 4 cilindros segue com potência de 185 cv.

Os modelos 6×2 e 8×2 da linha são equipados com a caixa automatizada PowerShift Advanced G140 de 8 marchas e G211 de 12 marchas. As demais levam caixa mecânica Mercedes-Benz.