China perto de ter frota de táxis autônomos

Startup XPeng aposta nos recursos tecnológicos de seu SUV G9 para o serviço de transporte particular automatizado

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frota de táxis autônomos

Frota de táxis autônomos

Frota de táxis autônomos – A startup chinesa de veículos elétricos de luxo XPeng anunciou nesta semana que avançou nos planos de lançar uma rede de táxis autônomos. O mais recente SUV G9 da empresa foi o primeiro veículo comercial produzido em massa na China a passar em um teste de condução autônoma conduzido pelo governo em campo fechado.

Ao apresentar o G9 em setembro a XPeng disse que o carro viria equipado com um novo sistema avançado de assistência ao motorista (ADAS), o XNGP, que combina diferentes tecnologias para automatizar as funções de direção em espaços urbanos e rodovias.

Agora, a startup adianta que o modelo é bom o suficiente para atuar como táxi autônomo. “Nosso desenvolvimento de robotáxi visa gerar benefícios de custo significativos e garantir a qualidade do produto, segurança e experiência do usuário”, afirmou o vice-presidente de direção autônoma da XPeng, Xinzhou Wu.

Rede neural nos táxis autônomos da China

Segundo o site Tech Crunch, a XPeng atribui seus avanços em autonomia à sua arquitetura de percepção visual chamada XNet, que adota uma rede neural desenvolvida internamente para um reconhecimento visual com “capacidades de tomada de decisão semelhantes às humanas, extraídas de dados de várias câmeras”. De acordo com a empresa, essa tecnologia de rede neural substitui a lógica de processamento manual.

A XNet é apoiada pela Fuyao, um centro chinês de softwares para direção autônoma, e a Alibaba Cloud, plataforma de computação inteligente. Segundo a XPeng, as atualizações no dispositivo permitiram estabelecer um sistema de dados de condução autônoma totalmente em circuito fechado, desde a coleta e rotulagem de dados até o treinamento e implantação.

Assistente de voz com 96% de precisão

Os táxis autônomos da China também contarão com o novo assistente de voz com inteligência artificial da XPeng. O sistema incorpora a tecnologia de múltiplas zonas de várias entradas e saídas (MIMO) para reconhecer comandos de todos os passageiros na cabine e entender várias instruções em vários fluxos de conversas.

A XPeng informou que sua tecnologia de assistência por voz não precisa de uma conexão com a Internet ou de um comando de ativação e é precisa em 96% do tempo para operar em menos de um segundo.