Cummins-Meritor no Brasil
Cummins-Meritor no Brasil – A edição deste ano da Fenatran, que será realizada entre 7 e 11 de novembro, em São Paulo (SP), será o primeiro evento em que Cummins e Meritor aparecerão juntas após o processo de conclusão de compra finalizado pela Cummins em agosto, por US$ 3,7 bilhões.
Na segunda-feira, 24, a Cummins apresentou mais detalhes a respeito da configuração da nova empresa que surge com a aquisição. O faturamento no Brasil, segundo a companhia, subiu de R$ 3,5 bilhões para R$ 5,5 bilhões, e o quadro de funcionários saltou de 1,7 mil para 3 mil trabalhadores.
De acordo com Adriano Rishi, presidente da Cummins na região, a Meritor foi integrada à unidade de negócios de componentes, que se subdivide em divisões de produtos ligados ao pós-tratamento, turbos, filtros, sistemas de injeção de combustível e eletrônicos.
“Com a integração da Meritor hoje conseguimos atender todos os clientes OEM do Brasil, da parte da tomada de ar até as rodas”, disse o executivo, se referindo, também, aos eixos trativos que consagraram a Meritor no mercado brasileiro, e que agora integram a oferta da companhia no mercado doméstico.
Após a conclusão do negócio, a Cummins decidiu manter a marca Meritor no mercado. “É uma marca centenária com muita reputação, por isso decidimos manter a marca. Ainda estamos integrando as redes de distribuidores”, disse Rishi.
Na Fenatran a empresa vai apresentar ao mercado sua linha de motores Euro 6, que promete redução de 77% as emissões de NOx à atmosfera no caso da linha diesel, e 90% de redução de emissões no caso da linha a gás, na comparação com o nível de emissões dos motores Euro 5 da companhia.
Será apresentada também na feira a oferta Cummins-Meritor de eixos trativos para veículos comerciais, como o MT-160, que promete redução de consumo de combustível de até 5%. Haverá ainda a apresentação dos eixos trativos elétricos desenvolvidos pela Meritor, os 14Xe e o 17Xe, produzidos na Suécia e nos Estados Unidos, respectivamente.
Outra novidade são os motores B6.7 (diesel, gás, hidrogênio, propano e gasolina), L10 (diesel, gás e hidrogênio) e X15 (diesel, gás e hidrogênio), que formam a oferta de motores agnósticos da Cummins, ou seja, plataformas comuns que atendem a diversos tipos de combustíveis. “É uma forma de otimizar os recursos de desenvolvimento”, contou Rishi.