Motor que funciona com amônia
Motor que funciona com amônia – A Wärtsilä, com sede em Helsinque, Finlândia, apresentou seu novo motor de 4 tempos de velocidade média Wärtsilä 25. Com base na plataforma de tecnologia modular altamente bem-sucedida da Wärtsilä e capaz de funcionar com combustíveis futuros, esta mais recente adição ao portfólio de motores da empresa foi projetada para acelerar e apoiar os esforços do setor marítimo na realização de operações descarbonizadas.
A modularidade do motor Wärtsilä 25 oferece aos armadores e operadores flexibilidade maximizada, enquanto a eficiência do motor e a economia de combustível proporcionam emissões minimizadas. O motor já é capaz de operar com diesel, gás natural liquefeito (GNL) ou com gás ou biocombustíveis líquidos neutros em carbono, e pode ser facilmente atualizado para operar com futuros combustíveis sem carbono à medida que estiverem disponíveis. A flexibilidade de ter diferentes opções de comando de válvulas é um fator chave para a otimização de combustíveis e emissões no futuro.
O Wärtsilä 25 pretende ser o primeiro motor Wärtsilä a funcionar com amônia como combustível. O desenvolvimento de tecnologia está atualmente em andamento com a prontidão do conceito de tecnologia prevista para 2023, seguida pelo lançamento planejado do produto logo em seguida.
“Este motor marca o início de uma nova era de motores de pequeno diâmetro e velocidade média à prova de futuro e é um passo importante para que a indústria marítima atinja seus objetivos de descarbonização. O Wärtsilä 25 preenche todos os requisitos. É um motor pequeno, mas poderoso, e oferece uma transição sem esforço para combustíveis futuros, tornando-o um investimento à prova de futuro já hoje. Mais importante ainda, o Wärtsilä 25 traz todas essas vantagens, mantendo o custo total de propriedade dentro do razoável”, diz Roger Holm, presidente da Marine Power e vice-presidente executivo da Wärtsilä Corporation.
Ao operar com gás natural, o motor é compatível com IMO Tier III, assim como com diesel quando integrado a um sistema de redução de emissões Wärtsilä NOx Reducer (NOR). Além disso, permite o cumprimento economicamente viável de regulamentos como os protocolos CII e EEXI da IMO que entram em vigor em 2023.
O Wärtsilä 25 foi projetado para longos períodos de operação livre de manutenção e suporta programações de doca seca com tempo entre revisões (TBO) de até 32.000 horas. Como resultado, o tempo de inatividade e os custos operacionais são significativamente reduzidos. O planejamento de manutenção dinâmico orientado por dados e os serviços de manutenção preditiva podem estender ainda mais o TBO.
O Wärtsilä 25 possui um sistema de turboalimentação robusto e altamente eficiente com alta taxa de pressão. Agora está disponível nas configurações de cilindros de 6L, 7L, 8L e 9L, enquanto a versão bicombustível (Dual Fuel) tem uma potência de 1,9 a 3,1 MW e a versão diesel de 2,0 a 3,4 MW. A tecnologia de injeção de combustível de alta pressão “common-rail” otimiza a combustão e as configurações de injeção de combustível em todas as cargas. Isso, por sua vez, promove uma operação sem fumaça.
Outros recursos incluem um controle proporcional, integral e derivativo (PID) de autoaprendizagem para reduzir as necessidades de calibração e a coleta de dados críticos do motor para fins de manutenção preditiva, relatórios e análises por meio do serviço Expert Insight da Wärtsilä. Os módulos podem ser substituídos ‘on the fly’, o que elimina a necessidade de downloads de software separados. Também estão disponíveis ajustes opcionais e fáceis de aplicar para condições árticas ou tropicais e para reduzir as emissões ao nível de um motor a gás puro.