Graus de viscosidade ultra baixos
Graus de viscosidade ultra baixos – As indústrias automotivas e de lubrificantes da América do Norte continuam sua marcha constante para graus de viscosidade mais baixos para veículos leves movidos a gasolina, assumindo desta vez a adição de 0W-12 e 0W-8.
O Auto/Oil Advisory Panel, composto por representantes do International Lubricant Standardization and Approval Committee e do American Petroleum Institute’s Lubricants Group, aceitou na semana passada um pedido para incorporar ambos os graus no ILSAC GF-6, a mais recente categoria de óleo para a indústria norte-americana. mercado.
Conforme solicitado pelo API, o painel concordou em acelerar o trabalho, com o objetivo de terminar a tempo de o API começar a licenciar óleos dessas viscosidades até o final do ano. Para atender a esse cronograma agressivo, os grupos planejam adotar um teste de economia de combustível desenvolvido recentemente pela Organização de Padrões Automotivos do Japão, disse a API.
As alterações no GF-6 serão transferidas para sua categoria complementar, API SP.
A redução da viscosidade tem sido a principal abordagem da indústria de lubrificantes para aumentar as contribuições do óleo do motor para uma melhor economia de combustível. Óleos mais leves reduzem o atrito dentro do motor, facilitando a capacidade de bombeamento do óleo, reduzindo as perdas por agitação e formando filmes de óleos mais finos.
Na década de 1990, 10W-30 era o grau de viscosidade mais popular na América do Norte. Desde então, o mercado mudou principalmente para óleos 5W-30 e 5W-20, em um esforço para reduzir o consumo de combustível e as emissões de dióxido de carbono. Agora a demanda está mudando para óleos 0W, que foram pioneiros pela Honda.
O ILSAC tornou o 0W-16 parte de seu sistema ao incluir a nota no ILSAC GF-6B, uma das duas subcategorias do GF-6, que foi introduzida em 2020.
O ILSAC e o API lançaram o processo de desenvolvimento da próxima atualização de óleo para serviços leves do mercado, ILSAC GF-7, mas a data prevista para a introdução não é até 2028, e as montadoras queriam 0W-12 e 0W-8 disponíveis muito mais cedo.
Em um comunicado de imprensa emitido pela API, o gerente sênior do Sistema de Licenciamento e Certificação de Óleo de Motor da organização, Jeff Harmening, disse que quaisquer graus de viscosidade adicionados ao GF-6 precisam ser cobertos por um teste de economia de combustível, mas que ainda não há um método norte-americano capaz de cumprir esse papel.
“Os testes de economia de combustível GF-6 existentes não demonstraram a capacidade de medir com precisão a economia de combustível nesses graus de viscosidade ultrabaixa”, disse Harmening. “Portanto, o API recomenda a confiança em um padrão de teste de economia de combustível publicado recentemente pela Japanese Automotive Standards Organization”.
O teste japonês, JASO M366, é realizado em um suporte de motor acionado que está disponível em laboratórios independentes nos Estados Unidos, disse o comunicado à imprensa. Ele acrescentou que o teste tem diretrizes para troca de óleo básico (interchangeability) e cruzamento de graus de viscosidade (read across).