Cummins lança eixo elétrico
A Cumins apresentou pela primeira vez o eixo elétrico 17Xe ePowertrain da Meritor, empresa adquirida pela fabricante de motores e geradores, montado com um sistema de bateria e apresentado no Salão da Hannover, o IAA Transportation. O evento, que começou nesta semana, é a maior feira de veículos comerciais do mundo.
O 17Xe foi projetado para caminhões pesados no segmento 4×2 e 6×2, com capacidade para suportar 44 toneladas de peso bruto combinado ou mais em algumas aplicações. O conjunto também apresenta novas baterias de fosfato de ferro-lítio (LFP), uma novidade na linha da fabricante.
“Nosso compromisso é proporcionar as soluções de powertrain eletrificadas da Cummins e da Meritor ao mercado o mais rápido possível. Estamos nos movendo rapidamente em conjunto e mal podemos esperar para apresentar essas soluções, que nos aproximarão da descarbonização de nosso setor na IAA”, afirma Amy Davis, vice-presidente e presidente de New Power da Cummins.
Empresa quer atender demanda por descarbonização
Com ePowertrains de emissão zero já em produção, a força combinada da Cummins e da Meritor pretende desenvolver soluções de transporte descarbonizadas para o mercado de veículos comerciais. A Cummins está integrando o ePowertrain da Meritor com sistemas de transmissão elétricos de bateria e célula de combustível para acompanhar a crescente demanda por soluções descarbonizadas.
Além do ePowertrain, o Power Control and Accessory System (PCAS) da Meritor será apresentado na feira alemã. O PCAS é considerado o “cérebro” do conjunto de força elétrico e controla a velocidade, aceleração, frenagem e gerenciamento térmico.
Por meio de controles inovadores de software, ele pode ser configurado para maximizar o desempenho e a eficiência geral do sistema, aponta a fabricante. Seu design de sistema integrado também reduz o tamanho da embalagem e a complexidade da integração, destaca a companhia.