ESG no setor automotivo
ESG no setor automotivo – A agenda ESG (de governança ambiental, social e corporativa) ganha cada vez mais relevância no mundo corporativo, incluindo no setor automotivo e da mobilidade. Ainda assim, apenas 43% das empresas do segmento têm uma agenda definida, com objetivos estratégicos e metas, sendo que somente 30% têm orçamento dedicado ao tema.
Os dados são do levantamento inédito ESG no Setor Automotivo, realizada por Automotive Business e apresentado pela primeira vez durante o #ABX22 – Automotive Business Experience, que aconteceu em São Paulo no dia 8 de setembro.
A pesquisa foi respondida por 473 profissionais do setor automotivo, sendo a maior parte de cargos de média e alta liderança de grandes empresas (com faturamento anual acima de R$ 300 milhões) da indústria de autopeças, montadoras de veículos leves e pesados, fornecedoras de tecnologia, concessionárias etc.
Apesar de 94% afirmarem que ESG será uma pauta com influência definitiva nos negócios a partir de agora – com risco para a estabilidade das empresas e problemas de imagem, 30% das organizações iniciaram os debates sobre agenda ESG, mas não têm ações consistentes e 25% não têm nenhuma ação ou não dominam o conceito.
Para o setor, as pautas mais urgentes dentro do escopo de ESG: diversidade e inclusão, assegurar a ética e o compliance na organização, redução da pegada de carbono e economia circular.
Confira os principais resultados do levantamento: