Citroën muda marca
Citroën muda marca – O tradicional deux chevron está lá, preservado. Mas a Citroën deu um belo banho de loja em sua marca. Seis anos após a última mudança, a fabricante francesa renovou seu símbolo e sua assinatura para reforçar seu posicionamento: quer ser vista como uma empresa de mobilidade.
A nova logomarca é a décima na história de 103 anos da Citroën. A mudança traz uma nova leitura do logotipo tradicional, inspirado na primeira empresa metalúrgica de André Citroën, que produzia engrenagens em forma de chevrons – e que acompanha os emblemas da fabricante de carros desde o início, em 1919.
Mudança de marca e de assinatura da Citroën
Além de mudar a marca, a Citroën também adota nova assinatura – ou “slogan”, para os mais clássicos. Sai o “Inspired by you” (algo como “inspirado em você”) e entra o “Nothing moves us like Citroën” (“nada nos move como a Citroën” em tradução livre).
A fabricante diz que quer reforçar seu posicionamento para se tornar uma empresa de soluções para a mobilidade e para os clientes.
“Nosso legado de inspirar consumidores com veículos ousados e revolucionários nos dá forças para uma abordagem diferente e mais inclusiva para a mobilidade familiar, e acreditamos firmemente que nossos clientes do passado, presente e futuro concordarão que ‘Nothing Moves Us Like Citroën’”, diz o CEO da Citroën, Vincent Cobée.
O que muda na marca Citroën?
Ao contrário dos traços mais finos e minimalistas observados na mudança de outras marcas recentemente (como Volkswagen, Nissan e Renault), a Citroën muda a marca com fontes e desenhos mais encorpados. Porém, há um ar retrô como o visto nos concorrentes citados.
Além disso, a Citroën diz que a marca muda e ganha uma paleta de cores “rejuvenescedora e simplificada”, com letras “evoluídas das fontes proprietárias atuais”.
Segundo a montadora, o novo símbolo foi buscar inspiração em outros segmentos além dos automóveis, especialmente os de cosméticos e vestuário. A Citroën alega que o objetivo foi “transmitir uma expressão mais aconchegante da marca, que é agradável para os olhos quando experimentada em diferentes cenários”.
O emblema remodelado da fabricante também foi pensado não só para os produtos e show room das lojas, mas também para ser amigável ao ambiente digital, seja em peças publicitárias, uso em redes sociais e ou no aplicativo My Citroën.
“Mudar progressivamente para uma marca mais proeminente e visível para nossos projetos futuros é uma evolução significativa, se não sutil, onde a precisão dos chevrons técnicos e funcionais são abraçadas e contrastadas com o calor e a maciez quase humana do oval que os cerca”, enaltece Alexandre Revert, designer Global da Citroën.
A nova marca vai estrear no fim deste mês de setembro em um carro-conceito da Citroën. A partir de meados de 2023, o novo emblema será aplicado em modelos novos e no restante da gama da marca mundo afora.
O símbolo também começará a fazer parte das peças de comunicação corporativa da empresa, além das concessionárias, que darão continuidade ao conceito de lay out “La Maison Citroën”.