Atualização ACEA 2022
Atualização ACEA 2022 – Em 1º de maio de 2022, as amplamente antecipadas especificações ACEA 2022 para óleos de motores pesados entraram em vigor. As sequências prescrevem o nível mínimo de qualidade dos óleos de serviço exigidos pelos membros da Associação Europeia de Fabricantes de Automóveis (ACEA) para uso em seus veículos.
A 11ª revisão das sequências diesel para serviço pesado chega em um momento em que o foco no aumento da eficiência, emissões reduzidas e maior durabilidade nunca foi tão grande. Os motores de veículos comerciais de hoje e os dispositivos de pós-tratamento estão mais sofisticados do que nunca, com o lubrificante do motor funcionando em ambientes operacionais mais quentes e severos, além de funcionar por períodos mais longos entre os intervalos de manutenção.
Substituindo a ACEA 2016, as seguintes revisões principais são introduzidas nas Sequências de Óleo Europeias da ACEA 2022 para Motores Pesados:
- Nova categoria ACEA E8, substituindo ACEA E6
- Nova categoria ACEA E11, substituindo ACEA E9
- As categorias ACEA E4 e ACEA E7 permanecem para atender a motores já existentes
A atualização ACEA 2022 inclui o teste de oxidação do óleo no motor Volvo T-13 (ASTM D8048) e foi adicionado às categorias ACEA E8 e ACEA E11 com limites alinhados com a API CK-4. A introdução deste teste aumenta o nível de desempenho de resistência oxidativa necessário, em comparação com as categorias ACEA E6 e ACEA E9. É essencial que um lubrificante de motor diesel de alto desempenho tenha uma boa proteção oxidativa durante o intervalo de drenagem do óleo, pois a oxidação leva a muitos problemas indesejados e potencialmente prejudiciais ao motor, incluindo formação de ácido, formação de lama e verniz, espessamento do óleo e decomposição do lubrificante.
O Teste de Aeração do Óleo no Motor Caterpillar C13 (COAT) ASTM D8047 é um requisito de desempenho adicional para as novas categorias ACEA E8 e ACEA E11, com limites também alinhados com a API CK-4. O COAT avalia a resistência de um lubrificante de motor à aeração em um motor diesel automotivo turboalimentado Caterpillar C13 com injeção direta. A aeração ocorre quando o ar entra no lubrificante, portanto, é fundamental que um lubrificante de motor seja formulado corretamente para resistir à retenção de ar no lubrificante, o que maximiza a capacidade do óleo de manter as propriedades hidráulicas, de resfriamento e lubrificação.
Testes de envelhecimento às vezes são removidos e substituições mais recentes e mais relevantes são introduzidas. A ACEA 2022 inclui o teste de limpeza do pistão em motor Daimler OM471 (CEC L-118-21) como substituto do OM501LA. O teste OM471 está incluído nas categorias ACEA E8 e ACEA E4 e, embora os resultados do OM471 sejam obrigatórios na nova categoria ACEA E8, os resultados do teste OM501LA ainda podem ser utilizados para a categoria ACEA E4.
A introdução do teste Daimler OM471 é uma mudança significativa, com hardware de motor mais moderno e representativo dos veículos que entram no mercado europeu. As mudanças no projeto do motor incluem sistemas de controle de emissões Euro VI, uma mudança de pistões de alumínio para aço e o uso de filtros de material particulado (DPF) e dispositivos de pós-tratamento de recirculação de gases de escape (EGR).
Os testes de limpeza Caterpillar 1N (ASTM D6750) e C13 (ASTM D7549) foram adicionados ao ACEA E7 e E11, respectivamente. Os resultados do teste OM501LA ainda podem ser utilizados para ACEA E7 e E11 (até o nível E9). A adição desses testes da Caterpillar garante que a limpeza do pistão continue sendo um parâmetro medido, pois a disponibilidade do hardware do OM501LA diminui com o tempo.
Duas classes ACEA F foram discutidas nos últimos anos como linhas de base para maior eficiência de combustível (ACEA F8 e ACEA F11), mas ainda estão em desenvolvimento e não foram lançadas na ACEA 2022.
Para o comerciante de lubrificantes, as reivindicações ACEA 2022 são possíveis a partir de 1º de maio de 2022. Novas reivindicações ACEA 2016 podem continuar a ser feitas por 12 meses (maio de 2023) e todas as reivindicações a partir de maio de 2024 devem estar em conformidade com a ACEA 2022.