Pontos de recarga crescem quatro vezes mais devagar que o necessário na Europa

Novo estudo da associação de montadoras afirma que meta climática para 2030 não será atingida nesse ritmo

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Pontos de recarga na Europa

Pontos de recarga na Europa

Pontos de recarga na Europa – O crescimento do número de pontos de recarga na Europa está quatro vezes mais lento do que o crescimento do número de carros elétricos nas ruas, informa um novo relatório da ACEA (Associação Europeia das Montadoras de Automóveis). Segundo o documento, as vendas de elétricos aumentaram 10 vezes nos últimos cinco anos, atingindo 1,7 milhão de unidades no ano passado (18% do mercado).

No entanto, o número de estações de recarga cresceu apenas 2,5 vezes no mesmo período, indicando uma defasagem grave. Segundo a consultoria McKinsey, serão necessárias 6,8 milhões de estações de recarga públicas para que a Europa atinja a meta climática de 55% de redução nas emissões de CO2 até 2030.

Em outras palavras, isso significa que seria necessária a instalação de 14 mil estações por semana, sendo que, no momento, estão sendo implementadas apenas 2 mil.

Essa defasagem fica ainda mais clara se levarmos em conta que o Parlamento Europeu atualmente negocia uma proposta chamada Regulamentação da Infraestrutura de Combustíveis Alternativos (AFIR) que determina apenas metade dessa meta de 6,8 milhões.

“O desafio agora é convencer todos os estados-membro da União Europeia a apertar o passo e entregar a infraestrutura necessária”, afirmou Oliver Zipse, CEO da BMW e presidente da ACEA, em nota. “Nós absolutamente precisamos de uma conclusão ambiciosa para a proposta AFIR, tanto em termos de timing como em termos de meta para cada país europeu”, disse.

Segundo o documento, em 2030, contando apenas os elétricos (totalmente ou híbridos), a Europa deve atingir 42,8 milhões de carros de passageiros, 4,4 milhões de veículos comerciais leves, 235 mil caminhões e 53 mil ônibus elétricos. Em termos de infraestrutura, a nova pesquisa da ACEA também estabelece que os custos anuais serão de 8 bilhões de euros para a parte de estações de recarga (instalação e manutenção), 4 bilhões de euros em melhorias no sistema de distribuição de energia e 7 bilhões de euros em investimentos em usinas geradoras de energia a partir de fontes renováveis.