Emissões de veículos pesados
Emissões de veículos pesados – A Agência de Proteção Ambiental dos Estados Unidos (EPA) revelou propostas recentes para implementar limites de emissões de óxidos de nitrogênio (NOx) mais rigorosos em caminhões de serviços pesados, começando com os veículos do ano 2027.
O primeiro passo em direção a um esforço para reduzir as emissões de NOx em veículos pesados pela primeira vez em duas décadas, a iniciativa estabelece duas opções – uma das quais cortaria as emissões de NOx em 47% em 2045, a outra implementação de uma redução de 60% naquela data.
As regras propostas se apoiariam sobre o uso de novas tecnologias de controle de emissões para motores de combustão interna, em vez de uma mudança radical para veículos elétricos – um caminho que alguns grupos ambientais criticaram como fraco demais.
Também aumentaria as distâncias de viagem e o número de anos que os veículos pesados são obrigados a atender às normas – enfrentando uma crítica de longa data sobre os regulamentos existentes que permitem que caminhões mais antigos continuem poluindo demais.
A proposta também reduziria os limites de emissão de gases de efeito estufa para várias categorias de caminhões, incluindo ônibus, caminhões comerciais de entrega e tratores pesados usados para curtas distâncias – novamente começando em 2027. Autoridades disseram que essas regras fariam os preços para os veículos se elevarem aproximadamente US $ 4.000 por unidade e reconheceram que se destinam a incentivar uma mudança para veículos elétricos.
A EPA disse que pretende introduzir regulamentos adicionais aplicando-se a todos os caminhões pesados - incluindo alguns sobre o nível de particulados e gases de efeito estufa – até 2030.
Os limites de emissões do NOx em veículos com motores de combustão interna afetam as demandas de desempenho do óleo do motor, exigindo óleos para acomodar as tecnologias de controle de emissões. Tecnologias implementadas até a data de hoje – como redução catalítica seletiva e recirculação de gases de escape – necessitaram de lubrificantes para tolerar níveis mais altos de ácido e mais fuligem e levou níveis inferiores de produtos químicos, como fósforo.
As propostas devem passar por um período de comentários públicos antes que os regulamentos finais possam ser adotados. A EPA ainda não anunciou um cronograma para comentários públicos, mas as autoridades disseram que pretendem adotar regras finais até o final do presente ano.
Vários grupos do setor disseram que receberam a proposta da agência, mas que irão encorajá-la a escrever uma regra final que não adicione muito ao custo de novos caminhões.
“Estamos ansiosos para trabalhar com a EPA para garantir que a versão final da regra de hoje seja prática, tecnicamente viável, econômica e resulte no volume de negócios de frota necessária para alcançar os objetivos ambientais da nação”, disse o presidente Nation Jed Mandel em um Lançamento de notícias.