Mantendo o maquinário em boas condições de operação

185
Português Espanhol/Castellano English

Marcos Thadeu Lobo

Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.

Maquinário em boas condições

Maquinário em boas condições – Os equipamentos móveis ou industriais utilizados na operação de plantas industriais ou sites nas atividades de mineração ou construção civil devem ser mantidos nas melhores condições de serviço possível de forma que os custos de manutenção sejam os mais reduzidos possíveis e a confiabilidade e disponibilidade do maquinário a maior que se possa obter.

 

 

 

 

 

Figuras 1/2 – Maquinários móveis e industriais devem ser mantidos na melhor condição de serviço possível com vistas à imediata disponibilidade

Caso os serviços de preservação e manutenção de equipamentos móveis e industriais não sejam realizados de forma adequada, os custos com reparos tenderão a aumentar tornando necessária a aquisição de novos maquinários antes do término do tempo previsto de vida em serviço. Ou seja, um círculo vicioso fora de controle.

Figuras 3/4 – Custos de manutenção e de indisponibilidade: um círculo vicioso.

Adiante, serão abordadas 03 sugestões simples e práticas como forma de se manter equipamentos móveis e industriais em condições de operação com vistas a garantir a máxima disponibilidade e confiabilidade que, algumas vezes, são negligenciadas:

  1. EFETUAR CONSULTAS REGULARES AO CATÁLOGO DE PEÇAS OU MANUAL DE SERVIÇO DO MAQUINÁRIO

Quando se torna necessário efetuar a regulagem, proceder-se a algum tipo de manutenção ou a substituição de peças em  equipamentos móveis e industriais nada pode ser  mais recomendável que consultar-se o Catálogo de Peças ou Manual de Serviço do equipamento. Nestes materiais, poderemos aprender como efetuar  as práticas de manutenção regulares e críticas da forma mais técnica e produtiva possível visando a melhor performance do maquinário e, principalmente, em se determinar qual o momento ideal para que tais intervenções sejam realizadas.

Figuras 5/6 – Consultar o Catálogo de Peças ou Manual de Serviço não significa desconhecimento e deve ser realizado a despeito da experiência.

É importante tomar-se como referência a atitude daquele mecânico-líder que, apesar de muita experiência na área de manutenção de equipamentos móveis, não efetua qualquer montagem de motor de combustão interna Ciclo Diesel 4T, comando final, sistema hidráulico, transmissão powershift etc. sem ter o Catálogo de Peças ou Manual de Serviço aberto à sua frente como fonte de consulta. Além disso, exige também que os seus subordinados adotem esta prática e repreendia de forma didática os que não o faziam.

Muitas falhas de montagem causadoras de avarias catastróficas, elevados e desnecessários gastos de manutenção e falhas triviais que levam à indisponibilidade de maquinário são decorrentes de equívocos banais que  poderiam ter sido evitados pela mera consulta ao Catálogo de Peças ou Manual de Serviço.

Figuras 7/8 – O Catálogo de Peças e Manual de Serviço devem estar à disposição dos profissionais de manutenção.

Muitos profissionais da manutenção mecânica não consultam o Catálogo de Peças ou Manual de Serviço em face de:

– não estarem à pronta disposição

– excesso de confiança

– receio de  pensarem que  não tem suficiente conhecimento de suas atribuições profissionais.

  1. A MANUTENÇÃO E MONTAGEM EFICIENTES DO MAQUINÁRIO DEMANDA FERRAMENTAL E TREINAMENTO ADEQUADOS

Muitos profissionais da área de manutenção mecânica não realizam seus trabalhos de forma satisfatória em função de:

– as empresas em que trabalham não lhes disponibilizarem  ferramental próprio para execução satisfatória de suas tarefas;

– o ferramental estar disponível mas não serem  treinados em seu uso;

– terem aprendido  práticas de manutenção defasadas com profissionais “mais experientes”;

– ser esta a cultura de manutenção praticada pelos seus superiores.

 

 

 

 

 

Figuras 9/10 – Ferramental próprio e treinamento adequado são fundamentais nas boas práticas de manutenção e montagem.

  1. EFETUAR A LUBRIFICAÇÃO DE EQUIPAMENTOS MÓVEIS E INDUSTRIAIS CONFORME RECOMENDADO NOS MANUAIS DE SERVIÇO

A necessidade de se efetuar a lubrificação adequada de equipamentos móveis e industriais para se obter a melhor performance é de amplo conhecimento dos profissionais que trabalham na área de manutenção mecânica. Porém, nem sempre as recomendações dos OEMs referentes a intervalos de serviço em relubrificação, ao tipo de lubrificante a ser utilizado e ao modo de se efetuar os serviços de lubrificação são seguidas ocorrendo, como consequência disto,  falhas precoces e onerosas.

Fato é que, a despeito de se falar muito sobre o assunto, ainda não se dá a devida importância à relação entre a deficiência de lubrificação de componentes em movimento relativo, o desgaste das superfícies metálicas, falhas catastróficas e indisponibilidade de maquinário móvel e industrial.

Figura 11 – Mecanismos da lubrificação e do desgaste de componentes em movimento relativo.

Vamos imaginar duas superfícies metálicas em movimento relativo sem qualquer tipo de lubrificação. Sem um lubrificante que os separe, as superfícies metálicas  dos elementos de máquina  se atritam e sofrem aquecimento.

Este processo faz com que as superfícies metálicas não lubrificadas se desgastem por soldagem a frio e sofram decorrente arrancamento de material até chegar ao ponto em que a avançada situação de desgaste levará à indisponibilidade do maquinário.

Em face disto, podemos afirmar que para se conseguir longevidade, máxima disponibilidade e confiabilidade em maquinários móveis e industrias devemos:

– lubrificar o equipamento nos intervalos de serviço prescritos pelo OEM

– utilizar lubrificantes adequados à aplicação

– efetuar a lubrificação por meios adequeados de forma a evitar a contaminação dos lubrificantes quando dos serviços de relubrificação

– cuidar dos volumes utilizados nas tarefas de relubrificação para que não haja excesso e nem deficiência

– manter os lubrificantes isentos de contaminação ( ex. água, material particulado sólido abrasivo )

– verificar se as temperaturas de serviço dos lubrificantes são adequadas

 

 

 

 

 

 

Figuras 12/13 – As máquinas precisam de cuidados adequados de manutenção sob pena de falharem nos momentos em que mais necessitamos delas.

O maquinário em plantas industriais e sites de equipamentos móveis são peças-chave nas atividades das empresas e quando ele não tem boa manutenção, a saúde operacional do negócio fica seriamente comprometida sendo vital para que se tenha a máxima disponibilidade e confiabilidade em maquinários móveis e industriais que os técnicos de manutenção tenham condições e treinamento necessários para efetuarem adequadamente os serviços de manutenção. 

Outros artigos do Autor

Qual o óleo certo para diferenciais autoblocantes ou “limited slip”?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Diferenciais...

Vantagens e cuidados no uso de contentores portáteis para lubrificantes

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Contentores...

Graxa para mancais de rolamento, como escolher?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Graxa...

Guia de interpretação de análises em lubrificantes para motores diesel

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Interpretação...

Que lubrificante usar para um compressor de ar recíproco?

Marcos Thadeu Lobo Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA. Lubrificação...