Marcos Thadeu Lobo
Engenheiro Mecânico Graduado pela Universidade Estadual de Campinas ( Unicamp ). Exerce, atualmente, a função de Consultor Associado na empresa QU4TTUOR CONSULTORIA.
Lubrificante para turbinas
Lubrificante para turbinas – As turbinas aeroderivadas estacionárias movidas a Gás Natural Comprimido são bastante utilizadas em estações de compressão de Gás Natural, plantas petroquímicas, plataformas “off-shore” de extração de petróleo, usinas termelétricas etc. na geração de energia elétrica em face da versatilidade de potência gerada que abrange faixas de 12000 MW a 124000 MW, por serem equipamentos extremamente compactos e por se adequarem muito bem em condições de espaços limitados.
Para uso na lubrificação de mancais de deslizamento de turbinas aeroderivadas estacionárias movidas a Gás Natural Comprimido, para uso em geração de energia elétrica ( ex. ROLLS-ROYCE, GE, SOLAR, TURBOMECA ), geralmente, utilizam-se óleos lubrificantes sintéticos à base de polioléster ( POE ) com os seguintes níveis de desempenho e propriedades:
- MIL-L-PRF-23699 G Class STD
- NATO Code: O-156
- DEF STAN 91-101 Issue 3 Amendment 1 OX-27/OX-28
- SAE AS5780 Class SPC
- Viscosidade Cinemática ~ 25 cSt a 40 ºC
- Nível Geral de Limpeza mínimo: 15/13/10 ( ISO 4406:2021 – Hydraulic fluid power — Fluids — Method for coding the level of contamination by solid particles ) ou NAS 4 (NAS1638:1964 – National Aerospace Standard )
Óleos lubrificantes sintéticos à base de polioléster ( POE ) são utilizados na lubrificação de turbinas aeroderivadas estacionárias movidas a Gás Natural Comprimido ( GNC ) em face de possuírem características tais como:
Figuras 3/4 – Óleos lubrificantes à base de POE para uso em mancais de deslizamento de turbinas aeroderivadas estacionárias.
- Elevados Índices de Viscosidade ( IV ): possibilitam películas lubrificantes mais robustas às temperaturas de serviço.
- Baixos Pontos de Fluidez: torna possível partidas e operação dos equipamentos a temperaturas ambiente muito baixas.
- Características anti-desgaste: proteção adicional dos elementos móveis ( ex. mancais de deslizamento ) em situações de lubrificação limítrofe.
- Excelente resistência à termo-oxidação: evita a formação de borras e vernizes.
- Baixa taxa de evaporação: reduz o consumo de óleo lubrificante.
Figuras 5/6 – POE: resistente à formação de verniz e borra