Mercado de caminhões deve superar 116,4 mil unidades este ano

No caso dos pesados, Fenabrave revisou projeções para cima. Alta é estimada em 30,5%, ante os 21,7% de antes.

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Mercado de caminhões – Ao contrário dos automóveis e comerciais leves, que tiveram projeção revisada para baixo pela Fenabrave por causa da falta de produtos decorrente da escassez de semicondutores, os segmentos de caminhões, ônibus e implementos rodoviários devem ter vendas ampliadas em 2021 em índice acima do estimado inicialmente para o ano.

Com 58.049 unidades emplacadas no primeiro semestre, das quais 11,1 mil em junho, o mercado de caminhões apresenta evolução de 54,5% em relação ao mesmo período de 2020 e a entidade que representa as concessionárias acredita que volume similar será repetido neste segundo semestre, totalizando mais de 116,4 mil licenciamentos até dezembro. Se confirmada tal projeção, o crescimento do segmento será da ordem de 30,5%, ante os 21,7% projetados anteriormente.

Essa revisão reflete-se positivamente no segmento de implementos, cujas vendas agora são estimadas em 95.089 unidades, evolução de 41,1% sobre 2020, ante índice de 22,5% estimado anteriormente.  No caso dos ônibus, a aposta da Fenabrave é a de atingir 20.150 emplacamentos, crescimento de 10,6% ante meta anterior de chegar a 8,2%

O presidente da entidade, Alarico Assumpção Júnior, diz que os segmentos ligados aos pesados estão sendo menos afetados pela falta de componentes e que os problemas na produção estão sendo, aos poucos, regularizados, o que já não ocorre nos veículos leves.

Além disso, a procura por caminhões e implementos vêm num crescendo nos últimos meses por conta do bom momento do agronegócio e da previsão de um PIB este ano maior do que a projetada pelo mercado anteriormente.

Segundo ele, no segmento de caminhões já há pedidos para entregas em 2022. Em relação aos ônibus, as vendas ainda estão tímidas por causa da pandemia, mas o desempenho foi positivo no primeiro semestre, com 9,3 mil emplacamentos e crescimento de 18,3% sobre idêntico período de 2020. O programa Caminho da Escola foi decisivo para este alta, visto que a procura por ônibus rodoviários e para transporte urbano ainda não reagiram.

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